A cantora, compositora e escritora Esmeralda Ortiz, moradora de São Paulo, com o ensino médio feito no Colégio Santa Cruz e formada em jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, sobe ao palco com a força de mais de 20 anos de trajetória, evidenciando o talento nato que a arte lhe revelou. Ela segue apresentando o espetáculo “Guerreira” (Selo Sesc-SP) — um mergulho profundo na música negra brasileira, resgatando as suas raízes afro, com faixas autorais e releituras de clássicos de Clementina de Jesus, Jovelina Pérola Negra, Dona Ivone Lara, Beth Carvalho, Bezerra da Silva e muito mais. Essa artista tem 3 livros lançados, sendo que o primeiro traz a sua autobiografia, e realiza palestras de superação e sobrevivência.
O diário da rua
Como vive uma criança de rua? É possível ter sonhos e brincar, vivendo em um cotidiano de abandono e violência? Autora e personagem deste diário, Esmeralda relata como, contando com alguma ajuda e um imenso amor à vida, conseguiu sobreviver.
Editora: Moderna Literatura
Data da publicação: 2 outubro 2003
Número de páginas: 64
Esmeralda – Por que não dancei
“Esmeralda – Por que não dancei” é o depoimento de quem esteve nas ruas desde os oito anos, convivendo com a violência, as drogas e a indiferença. É mais ainda – é o roteiro de seu renascimento, da construção da sua autoestima, da recuperação da dignidade de um ser humano.
Editora: Ática
Data da publicação: 1 janeiro 2010
Número de páginas: 208
As incríveis histórias do Tio Barbudo
Viver nas ruas é a única saída para muitas pessoas empurradas para a marginalidade pela própria sociedade. É um mundo sem lei onde a violência impera, o abuso sexual está sempre presente e a droga arrasa desde os primórdios da infância.
Esse submundo só não tem um enredo pior porque muitas crianças são acolhidas pelos “pais e mães da rua” que assumem a responsabilidade de cuidar destes filhos de ninguém, como o Tio Barbudo, um personagem inspirado em um sem-teto que vaga pela cidade de São Paulo e fez parte da infância da autora, que viveu e sobreviveu a esses revezes.
As Incríveis Histórias do Tio Barbudo não é utopia, esbarra na realidade e escancara para o mundo a importância do amor desses anjos protetores que são chamados de pais e mães da rua pelos seus protegidos.
Editora: Uirapuru
Data da publicação: 17 maio 2019
Número de páginas: 56
Contatos:
www.facebook.com/esmeralda.docarmoortiz
www.instagram.com/esmeralda.ortiz.escritora
esmeortiz@gmail.com
WhatsApp: (11) 9 8724-2853
Sensacional!!!
Gratidão Eduardo pelo carinho, respeito e admiração e parabéns pelo trabalho no blog, tá show de bola!
Ótima semana pra você e sua família.