Irene Koga: Minhas meninas e Mãos à obra

Irene Koga

Nascida em 1946 em Santo Antônio da Platina – PR. Artista Plástica de Ourinhos – SP e atuante junto às artes visuais.

Irene Pereira de Oliveira Koga é uma artista nata e aos 12 anos de idade já pintava seus primeiros quadros, tornando-se uma destacada artista do Impressionismo, do Expressionismo e do Abstrativismo brasileiros dos últimos tempos. Dona de uma personalidade única, uma criatividade enorme e uma boa dose de ousadia, Irene se fez grande artista. Ela também foi atriz e cantora. Possui quadros disputados internacionalmente e obras presentes nos lares de muitas personalidades, como o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, Hebe Camargo, Vânia Bastos, Neide Tomas, Ray Conniff e mais de 600 obras espalhadas pelo exterior. Suas pinturas hoje constam no dicionário Artes Plásticas Brasil e Brasil Visão Artística.

Contatos:
www.instagram.com/i.koga123
WhatsApp: (14) 9 9701-9272

Renato Freitas: Fragmento da obra Carnaval de Salvador e Placa de metal com tinta automotiva

Renato Freitas

Nascido em 17/12/1980, em Salvador na Bahia, autodidata.

Abandonado pelos pais, passou longos períodos em orfanatos. Na escola sempre teve forte ligação com as aulas de educação artística onde podia se expressar fazendo capas de trabalho escolar e decorações em móveis velhos, cadernos e tudo que pudesse pintar. Na adolescência continuou usando sua criatividade para fazer bijuterias, cintos de miçangas e até máscaras.

Percebendo certo interesse das pessoas por seus desenhos e pinturas, começou a vender suas obras em ruas de Salvador como Cabula, Federação e Stella Maris. Em 2018 muda-se para São Paulo atrás dos seus sonhos enfrentando cinco dias de viagem de carona em um caminhão, ajudando o carreteiro como barganha para transportar suas obras. Hoje continua se expressando em diversos projetos e suas gravuras são vendidas em plataformas virtuais.

Renato Freitas considera que a arte é uma oportunidade de interpretar e sentir o mundo de várias formas, podendo assim viajar e aliviar algumas dificuldades e conflitos.

“A arte mostra pra mim que podemos sonhar, e cada trabalho mostrar um pensamento, uma reflexão do olhar individual de cada pessoa e de cada artista. Não gosto de ficar preso ao pincel, sou livre, gosto de liberdade, técnica e materiais aplicados das mais diversas formas. Gosto de cores quentes e da sobreposição de metais e papéis sobre telas.”

Contatos:
www.instagram.com/freitasrenatochagas
WhatsApp: (71) 9 9177-5357
https://renatofreitas.pb.gallery/about-me-2

Fernanda Fonseca: Natureza de Gonçalves – MG

Gonçalves é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, localizado na Região Imediata de Itajubá e é atualmente um dos polos turísticos em forte desenvolvimento na Serra da Mantiqueira, fazendo parte do circuito turístico Serras Verdes do Sul de Minas.

Fernanda Fonseca, autora das fotos, é psicanalista.

Contato:
www.instagram.com/feferfonseca

Augusto Marques: As cenas urbanas desse carioca de Bangu

Augusto Marques

Carioca, nascido em 1955, começou sua trajetória de luz pela arte em 1967, quando estudava no antigo ginasial, hoje conhecido como ensino fundamental. O artista tomou gosto pelo componente curricular Artes Aplicadas, o qual sempre conseguiu alcançar todos os objetivos propostos, realizando sempre com muito sucesso e dedicação todas as atividades e tarefas.
A partir de então não parou mais, começou a pintar buscando sempre transmitir para as telas os momentos importantes, fatos e paisagens. Além disso procura sempre homenagear pessoas de seu apreço, os quais ficam eternizadas em suas obras.
Diante de todas as brilhantes definições de arte a que mais chama sua atenção é a capacidade de transmitir sentimentos através de imagens. Com um estilo bem eclético está sempre presente em exposições e salões, tendo grande reconhecimento do seu belíssimo trabalho.

Contatos:
Residente à Estrada da Água Branca, 4.840 – Bangu – RJ – CEP: 21862-370
Telefones: (21) 3462-5111 ou 9 8866-6724
vangmarques@hotmail.com

Alex Cerveny e mais 18 artistas: Estarão na SP-Arte “Viewing Room”

“Para a 1ª edição online da SP-Arte, apresentaremos a mostra coletiva “Para onde tudo converge” com 19 artistas de diferentes gerações, que mostram a multiplicidade da produção contemporânea brasileira em artes visuais. Ao longo dos sete dias de evento, serão apresentadas 30 obras, sendo 20 no estande virtual e 10 na reserva técnica. As imagens são acompanhadas de informações sobre os artistas como: Textos críticos; curatoriais; currículos de artistas; e vídeos sobre obras, conversas com artistas, com curadores e visitas virtuais aos ateliês.

Até lá!”

Adriana Vignoli – Alex Cerveny – Alice Lara – André Santangelo – Carlos Vergara – Claudio Tozzi – Gê Orthof – João Angelini – José Roberto Bassul – Karina Dias – Luiz Áquila – Matias Mesquita – Patrícia Bagniewski – Patrícia Furlong – Pedro Gandra – Ralph Gehre – Raquel Nava – Rogerio Ghomes – Virgílio Neto

Referência Galeria de Arte
referenciagaleria@gmail.com
Telefone e WhatsApp: 61 9 8162-3111
SCLN 202 – Bloco B – Loja 11 – Subsolo – Asa Norte, Brasília-DF
www.referenciagaleria.com.br

15 anos do blog Redescobrindo

O blog “Redescobrindo” completa na data de hoje, 22/08/20, 15 anos no ar. A imagem acima mostra como ele era em sua versão inicial e mostra uma foto de agora. A primeira versão do blog, que ficou no ar até 23 de maio de 2019, beirou os 30 mil acessos e essa nova e modernizada já passou os 15 mil. Valeu pessoal pelas visitas e pelo prestígio.

Abraços e retornem mais vezes,

Eduardo Matosinho

Site José Aníbal: 16 anos no ar!

O site de José Aníbal completa mais um ano neste 18 de agosto. Na sua trajetória esse site passou pela sua votação recorde para vereador da cidade de São Paulo em 2004, continuou com sua eleição para deputado federal em 2006 e em 2010, seguido da sua escolha para secretário estadual de energia do Estado de São Paulo – onde o site manteve-se atuante durante sua gestão como secretário nos quase quatro anos que se seguiram.

Após isso José Aníbal reassume seu mandato de deputado federal em abril de 2014 e nas eleições desse ano é eleito primeiro suplente na chapa do PSDB para o Senado Federal.

Ele pede que sigam acessando esta página, enviando opiniões, sugestões e críticas. Finaliza dizendo que isso só enriquecerá o debate político e a qualidade da vida pública.  

www.joseanibal.com.br

Artista plástico Adir Sodré morre aos 58 anos

Nesta segunda-feira, 10/08, em Cuiabá, MT, morreu Adir Sodré, um dos mais renomados artistas de Mato Grosso, vítima de um infarto quando voltava para sua casa, no Centro Histórico, depois de fazer procedimentos no caixa eletrônico de um banco. Adir nasceu em Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá) em 1962, mas passou quase toda a vida em Cuiabá. Suas pinturas colorem e embelezam muitas áreas da capital, incluindo alguns viadutos.

As pinturas dele são um registro da vida cotidiana nos bairros populares de Cuiabá e também da paisagem regional. Produz obras com temática social de caráter irreverente. Já em trabalhos da década posterior, revela admiração por Henri Matisse (1869-1954), empregando cores puras e elementos decorativos em obras nas quais o erotismo também é muito presente, como em Falos e Flores (1986) ou Orgia das Frutas (1987). Produziu também retratos de personalidades, partindo da reprodução fiel da fisionomia, mas fazendo uso do humor. O artista mantém diálogo constante com aspectos da história da arte, fazendo referências entre outros a Vincent Van Gogh (1853-1890) ou a Diego Velázquez (1599-1660), aproximando-se também do universo dos quadrinhos, como em Almoço na Relva VII (1988).

As suas obras são recheadas de elementos exclusivos do seu estilo como a melancia-vagina, montanha-seios, pênis-borboletas, num transbordante processo de erotização da natureza.

Sua trajetória começou em 1977, quando passou a frequentar o Atelier Livre da Fundação Cultural de Mato Grosso, orientado por Humberto Spíndola e Dalva Maria de Barros, em 1977. Depois, com Gervane de Paula (1962) e outros artistas, ele contribuiu o processo de renovação da arte mato-grossense. Participou de exposições coletivas organizadas pelo Museu de Arte e de Cultura Popular da Universidade Federal do Mato Grosso (MACP/UFMT). Também participou também de eventos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV/Parque Lage), Rio de Janeiro, em 1983, e no Museu de Arte Moderna de Paris, em 1987.

A partir da década de 1980, Adir Sodré inclui em suas obras temáticas relacionadas aos povos indígenas, à invasão causada pelo turismo em determinadas regiões do Brasil e ao consumismo, esse último exemplificado no quadro Dolores Descartável (1984).

Entre as exposições de que participou, destacam-se: Gente da Terra – Homenagem a Maria Auxiliadora da Silva, no Paço das Artes, São Paulo, 1980; Panorama da Arte Atual Brasileira, no MAM/SP, São Paulo, 1983; Como Vai Você, Geração 80?, na EAV/Parque Lage, Rio de Janeiro, 1984; Modernidade, Arte Brasileira do Século XX, no Museu de Arte Moderna de Paris (França) e no MAM/SP, São Paulo, 1987; Brasil: Imagem dos Anos 80 e 90, no MAM/RJ, Rio de Janeiro, 1993. Evento no Itaú Cultural: BR/80 Pintura Brasil Década 80, São Paulo, 1991.

Leia mais (Clique aqui)

#artepopular #artepopularbrasileira #adirsodre

Leilão de Arte Popular – Fibra Leilões

Leilão 16014

Com participação de obras da Galeria Pontes

Exposição
De 06 a 25 de Agosto de 2020
Quarta a Sexta-feira das 11h às 17h

Leilão
Dias 24 e 25 de Agosto de 2020
Segunda e Terça-feira às 20h

Leiloeiro
Francesco Budano Junior – JUCESP Nº 880

Local
Endereço
Rua Tinhorão, 69 – Higienópolis – São Paulo

Leilão: Somente online

Informações: E-mail – contato@fibragaleira.com.br
WhatsApp:
11 9 9105-1859 (Jairo)
11 9 7645-2902 (Maíra)

Catálogo disponível: Clique aqui

Leilão Artesol: dia 20 de agosto às 20:30 horas

O tradicional Leilão realizado anualmente pela Artesol em parceria com o Grupo Iguatemi para arrecadação de recursos que conta com a colaboração dos curadores Edna Matosinho de Pontes, Thomas Baccaro e Waldick Jatobá e do leiloeiro Aloísio Cravo já está no ar. Você agora pode entrar e ver todos os trabalhos desse leilão que será dia 20 de agosto às 20:30 horas.

Clique em https://www.iarremate.com/iarremate2/024

Como foi dito em outro post, nessa edição, o evento conta com a generosidade de renomados artistas que doaram obras de arte contemporânea, fotografia e peças de design, unindo-se à Artesol na missão de fortalecer os artesãos e artistas populares nesse momento vulnerável causado pela pandemia. Seja você também um amigo da Arte e da Cultura Popular. Participe do leilão e fortaleça essa causa.

Mais informações: www.artesol.org.br
Tel.: 11 3082-8681

#artepopular #artepopularbrasileira #artesol #grupoiguatemi #ednamatosinho #thomasbaccaro #waldickjatoba #iarremate #aloisiocravo