Exposição “Da Bienal ao Centro Cultural São Paulo: 40 anos de arte postal”

A Coleção de Arte Postal, que integra a Coleção de Arte da Cidade, é composta por aproximadamente 5.000 obras e documentos e pode ser considerada uma das maiores do tipo em uma instituição pública do Brasil. Foi formada com o material exposto no Núcleo I da XVI Bienal de São Paulo de 1981, doado ao CCSP pela Fundação Bienal de São Paulo (FBSP) por intermédio de Walter Zanini em 1984.

“O Centro Cultural São Paulo apresenta a exposição “Da Bienal ao Centro Cultural São Paulo: 40 anos de Arte Postal”, que traz à público um significativo conjunto de obras de Arte Postal – conhecida também como mail art ou arte correio – que integra a Coleção de Arte da Cidade, sob salvaguarda do Centro Cultural São Paulo – instituição pública municipal que detém uma das mais expressivas coleções dessa tipologia no país.

Neste ano pandêmico, a presença da Arte Postal na XVI Bienal de São Paulo de 1981, sob curadoria geral de Walter Zanini, comemora seus 40 anos. Em tempos de isolamento social, se tornaram evidentes a necessidade e relevância do estabelecimento de conexões interpessoais, mesmo que à distância. Na era “pré-internet”, a XVI Bienal de São Paulo propôs uma convocatória organizada por Julio Plaza, que reuniu e exibiu cerca de 6.000 obras e documentos enviados pelo correio por uma rede de 467 artistas, de 30 países diferentes, um número expressivo e de proporções inéditas até então.

Em 1984, a Fundação Bienal de São Paulo doou ao Centro Cultural São Paulo todo esse conjunto de obras e, como contrapartida, foi criado o Escritório de Arte Postal. Ativo entre 1984 e 1989, o Escritório tinha como função a gestão da coleção e promoção de novas convocatórias e exposições, além de manter contato com a rede, a fim de difundir e gerar debates sobre a Arte Postal. Dentre os eventos promovidos pelo Escritório, os materiais resultantes de dois desses eventos foram somados ao acervo – as propostas “Brutigre” e “Como você limpa sua boca?”, idealizadas por Maurício Villaça e Ozéas Duarte, respectivamente, em 1986.

A mostra do acervo, com curadoria de Camila Bôrtolo Romano, Maria Adelaide Pontes e Maria Olímpia Vassão, celebra 40 anos da Arte Postal da Bienal de 1981 e destaca a conexão da Arte Postal com o Centro Cultural São Paulo. A exposição compõe-se de 420 obras, configurada em dois núcleos. O núcleo I apresenta uma seleção de 320 trabalhos da XVI Bienal e o núcleo II uma seleção de 100 trabalhos relacionados às atividades do Escritório de Arte Postal.

Esta exposição comemorativa tem o intuito de apresentar ao público a Arte Postal a partir da XVI Bienal de São Paulo e seus desdobramentos no campo artístico e museológico. A mostra inaugura, ainda, uma interface online que disponibiliza o acesso de forma integral à catalogação da coleção de Arte Postal proveniente da Bienal, através do site https://acervoccsp.art.br/arte-postal.”

Camila Romano

Serviço:

Exposição da Bienal ao Centro Cultural São Paulo: 40 anos de arte postal
De 27 de novembro de 2021 a 15 de maio 2022
Centro Cultural São Paulo – Piso Flávio de Carvalho
De terça a sexta – das 10h às 20h
Sábado, Domingo e feriado – das 10h às 18h
Entrada grátis

A indicação dessa exposição para o blog veio de Gejo, O Maldito, que já a visitou e recomenda.

Leilão: Milton Dacosta, Mecatti, Anita Malfatti, Glaugo Rodrigues, Chanel, France Bijouterie e outros

Leilão 24090
Milton Dacosta, Mecatti, Anita Malfatti, Glaugo Rodrigues, Chanel, France Bijouterie e outros (com participação de obras minhas).

Leilão
Dias 6, 7, 8 e 9 de Dezembro de 2021
Segunda, Terça, Quarta e Quinta-feira às 20h

Began e Marise Domingues

Coordenação e Supervisão Geral: Marise Domingues
Parceria: Luiz Claudio Bez
Fotografias: Lucien Prouvot

Exposição e leilão somente online

Local
Rua da Consolação, 2250 – Consolação – São Paulo – Estacionamento no local.

Contato: (11) 3256-1125 ou (11) 9 7120-1228
E-mail: marisedominguesleiloes@gmail.com

Leiloeiro
Roberto de Magalhães Gouvêa – Jucesp nº 403

Catálogo disponível: https://www.marisedomingues.com.br/catalogo.asp?Num=24090

Prestigiem!

Painel com a apresentação da Cia. Teatral Pequenos Grandes Atores no SPAC: Peça “Festa”

Dia 20/11, sábado, às 20 horas, foi apresentada com sucesso no SPAC (Clube Inglês) a peça “Festa”, com a participação de João Alexandre Matosinho, dentro do Festival ACESC.

Crédito das fotos e montagem: Milena Koronfli

www.instagram.com/pequenosgrandesatores

Crônica de Fernando Pacheco Jordão: Sabor de férias e transgressão

Era de manhã que o trem partia. Então, por volta das 9 horas começavam as férias. Íamos, minhas irmãs, minha mãe e uma tia, para São José do Rio Pardo, um rio conhecido porque em suas margens Euclides da Cunha escreveu Os Sertões. Mas para nós, crianças, importavam eram as brincadeiras à nossa espera. A alegria começava já no trem, quando minha tia abria o cesto de vime, cheio de coisas deliciosas – os pastéis que ela tinha preparado na véspera, os croquetes de carne (acho que por isso até hoje prefiro pastéis e croquetes frios, amanhecidos). Imagino que, até o fim da viagem, eu devorava algumas dúzias, sob as advertências dos mais velhos de que aquilo não iria me fazer bem, porque eram fritura. Mas o fato é que nunca me incomodaram e, até hoje, como pastéis e croquetes imoderadamente (agora sem trem mas com chopp, talvez porque, acima de tudo, tenham o delicioso sabor de férias e transgressão). 30 dias depois, a viagem de volta era igualmente prazerosa, então com as lembranças de futebol de rua e namoricos na praça.

Fernando Pacheco Jordão (1937 – 2017) faleceu em São Paulo aos 80 anos. Atuou no jornalismo desde 1957, quando iniciou sua carreira na antiga Rádio Nacional, em São Paulo. Posteriormente, trabalhou como repórter, redator e editor de diversos veículos, como O Estado de S. Paulo, TV Excelsior, BBC de Londres, TV Globo, TV Cultura de São Paulo, revistas IstoÉ e Veja. Como consultor e assessor político atuou nas campanhas dos governadores Mário Covas e Geraldo Alckmin. Dirigente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo na época do assassinato de Vladimir Herzog, Fernando escreveu o livro “Dossiê Herzog – Prisão, Tortura e Morte no Brasil”, que já está na sétima edição e constitui documento fundamental para a História do Brasil. Foi sócio-diretor da FPJ – Fato, Pesquisa e Jornalismo. Hoje é patrono do “Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão”, realizado pelo Instituto Vladimir Herzog desde 2009 e que já está em sua 13ª edição.

Um ano do lançamento de “Cartas da Alteridade”

NENHUM MILAGRE É PEQUENO

o rumor da chuva cindiu o silêncio
esvaneceu o calor da noite sufocada
gotas caíam do céu, aroma de vida
consistência ao pó que se arrastava
tome para ti o trivial ocorrido
não questiones, nem te acanhes:
se notas, o milagre não é pequeno

(In “Cartas da Alteridade”, Selo Demônio Negro, 2020)

Sobre autor

Edney Cielici Dias, poeta devotado ao ofício da palavra, é doutor em ciência política, economista, jornalista e editor.

Selo Demônio Negro
R$ 60,00
Frete grátis para todo o Brasil

www.facebook.com/cartasdaalteridade

Leia mais

Miguel dos Santos: Mãe dourada e Aurora

Nascido em 1944 em Caruaru-PE, reside e trabalha desde 1960 em João Pessoa. Considerado um dos maiores ceramista do país, é também pintor. Participou de dezenas de exposições individuais e coletivas em importantes galerias e museus no Brasil e no exterior – Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, João Pessoa, Brasília, Argentina, Bélgica, Chile, Colômbia, Dinamarca, Estados Unidos e Nigéria. Cria esculturas personalíssimas, com forte influência africana e do imaginário das lendas nordestinas, explorando com competência a composição figurativa de animais míticos e fantásticos. Característicos de seu trabalho são os totens, que chegam a medir 3 metros de altura. Suas peças são realizadas com o barro da própria região onde trabalha e queimadas em forno elétrico de alta temperatura. Participou do Movimento Armonial, criado por Ariano Suassuna, junto com outros artistas e intelectuais nordestinos. Miguel é autor de um magnífico painel cerâmico na fachada da sede do edifício da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba e três de seus totens decoram os jardins do Sítio Burle Marx, no Rio de Janeiro.

Contatos:
www.facebook.com/miguel.domingosdossantos
www.instagram.com/migueldossantos_
miguelddossantos1@gmail.com
WhatsApp: (83) 9 8744-5474

Marinaldo Santos: Produção recente

Marinaldo Santos nasceu em Belém do Pará, em 1961. Artista plástico e admirador da vida. É também pintor e desenhista autodidata. Em 1987 começou a realizar exposições individuais e coletivas, participando de mostras em todo o país e no exterior (Alemanha, Estados Unidos, Holanda, França). Recebeu inúmeros prêmios, entre eles o Grande Prêmio do Salão de Artes do Pará.

Contatos:
www.instagram.com/marinaldoartes
marinaldo.artes@hotmail.com
WhatsApp: (91) 9 9145 5415
marinaldoartes.wixsite.com/marinaldoartes

Chegamos a 100 mil páginas visitadas

O blog “Redescobrindo”, que iniciou-se em 2005, alcançou a marca dos 100 mil acessos nesse mês de novembro. Viva! Ele já tem 6.863 visitantes únicos, 624 posts publicados e 192 comentários aprovados. “Redescobrindo” originalmente foi o título de meu livro de poesia aqui publicado na íntegra. Além dele tenho postado ao longo desses 16 anos algumas pinturas minhas e outras matérias variadas que julguei interessantes ao internauta. Esse painel acima mostra minha foto do início do blog e alguns trabalhos artísticos meus.

Muito obrigado pelas visitas e pelo prestígio.

Abraços e retornem sempre,

Eduardo Matosinho

Cia. Teatral Pequenos Grandes Atores de volta ao SPAC: Reapresentação da peça teatral “Festa”

“Estamos de volta!! Dia 20/11, sábado, faremos uma apresentação da peça “Festa”, no Festival ACESC. Será no clube SPAC, às 20h00. Quem quiser assistir, é só passar o nome in box (Instagram logo abaixo), que colocamos na lista de convidados.
Estamos muito felizes de poder voltar ao palco, e a presença do público é muito importante pra dividir essa alegria! Venha comemorar com a gente! 🌟🍀❤️🙏🏻”

Texto acima e direção: Profª. Danielli Guerreiro (A peça conta com a participação de João Alexandre Matosinho)

SPAC – São Paulo Athletic Club (Clube Inglês)

Rua Visconde de Ouro Preto, 119, Consolação – CEP: 01303-060 – Telefone: (11) 3217-5944

Veja mais em: www.instagram.com/pequenosgrandesatores

Série Conexões: Convite para “O tempo da arte” com curadoria de Fabio Magalhães e Marcus Lontra

“Queridos, será dia 30/11! Com muita honra e alegria a @dilaoliveira.galeria vai promover uma live com grandes nomes da arte @fabiolpde e @marcus.lontra. Dois dos grandes curadores deste país. Haverá uma troca de experiências incrível, entre esses dois curadores e, você – fã de arte, poderá conferir tudo ao vivo, através de uma live.

A partir das 19h30, no Instagram da #dilaoliveiragaleria e no meu canal no YouTube ( Dila Oliveira TV ). Até lá.”

Dila Oliveira – Marchand

#dilaoliveiragaleria #marcuslontra #fabiomagalhaes