E a peça teatral “Caduca” chegou à Virada Inclusiva (Nova data)

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo – SP (próxima ao metrô Tiradentes)
Telefone: (11) 3221-5558

Nova data: 20/12, quarta-feira – 19h30
Grátis e acessível para pessoas surdas e cegas

Chegue 1 hora antes para retirar o seu ingresso

Venha se divertir com a história da mulher que, depois de velhinha, resolve fazer uma viagem em busca do sonho de ser atriz. Com as atrizes Eliane Weinfurter (@eli_weinfurter), Yanna Porcino (@meussinaisexpressam) e Theodora Ribeiro (@ribeirotheodora).

Coletivo Grão (@somosgrao)
Inspirado na trajetória de Lizette Negreiros e Cleide Queiroz

Foto @jere_minas, arte @cintiaalvesdramaturga e consultoria @edgar.jacques

Cintia Alves – Nascida em 1972, dramaturga, roteirista, diretora teatral e pesquisadora de acessibilidade estética. Gestora do Museu Vozes Diversas.
www.instagram.com/cintiaalvesdramaturga

Abraço

os corpos colados
braços
peito
corpo inteiro respirando junto
tudo em suspenso por segundos
seu cheiro perfumando meu mundo

Luiz Ribeiro – Jornalista graduado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da Unifesp. Escritor e editor, autor de livros infanto-juvenis e didáticos de educação emocional e social para ensino fundamental, ensino médio, EJA e famílias.

Renata Leal: Duas crianças brasileiras e o uirapuru verdadeiro e A cor da semente da melancia

A arte de Renata Leal tem influência dos Simbolistas e dos Naturalistas e a obra “Duas crianças brasileiras e o uirapuru verdadeiro” tem a centelha da obra literária “A Selva” de Ferreira de Castro.

Ela busca misturar elementos do pictórico com a literatura e a música brasileira e a Jandaia, que aparece na obra “A cor da semente da melancia”, é um pássaro presente no romance “Iracema” de José de Alencar.

Renata Leal é uma artista figurativa e realista. Teve sua formação pessoal e particular no atelier da artista plástica Andrea Franco (in memoriam) diariamente durante 10 anos, bem como também a renomada Escola de Arte Paulo Frade. As obras de Renata Leal enfantizam o universo das crianças, pássaros e elementos da cultura brasileira em um figurativo e realismo fantástico. Todos os detalhes como luz, olhos e pele são delicadamente trabalhados durante horas de pesquisa e pintura. No processo de elaboração da obra são usadas velaturas e aglutinantes especiais e cores desenvolvidas pela própria artista conferindo um efeito translúcido especial. Suas obras estão presentes em coleções particulares. A artista esteve em exposições nacionais e internacionais como o prestigiado 8º Salão de Arte Brasileira Liechtenstein e no MIS – Museu Imagem e Som de Campinas.

Renata Leal também é psicanalista e psicóloga.

Contato:
www.instagram.com/renataleal.art.psi

M Depósito de Arte: Vitrines de Natal “Brasilidade”

“O afeto de uma pessoa especial cura as dores da alma. Demonstre seu afeto pelas pessoas que ama e deixe-as felizes.

O importante é lembrar (e sentir!) que esse ato fala mais do que na maioria das vezes as palavras podem expressar, que vem de dentro de nós e cria memórias afetivas importantes no nosso inconsciente, ligadas às boas lembranças, afeto e carinho. “Construímos nossa brasilidade a cada momento pois por aqui escolhemos viver, até o dia que seremos reconhecidos como, cidadão brasileiro.”

Como faz desde que foi inaugurada, a galeria M Depósito de Arte, especializada na mais autêntica arte popular produzida por artistas brasileiros espalhados pelos quatro cantos desse Brasilzão, desperta para o espírito natalino e chama a atenção todos os anos pela beleza e sensibilidade da decoração das suas vitrines nesse período festivo que marca também o encerramento do ano.

Convido os clientes, amigos e aficionados pela arte genuinamente brasileira para na próxima sexta-feira 17, a partir das 17h, brindar esse momento sublime apresentando as suas vitrines de Natal assinadas pelos arquitetos Rejane Shurtz e Danillo Sobral.”

Marcos Marcelo Santos
Curador e marchand

Galeria M Depósito de Arte
Av. Acrísio Cruz, 601 – Bairro Treze de Julho – Aracaju- SE

Segunda à sexta das 10h às 19h
Sábado das 9h às 13 horas

www.facebook.com/profile.php?id=100066819634249
www.instagram.com/mdepositodearte
Telefones: (79) 3246-0429 / (79) 9 8808-9888

Almira Reuter na feira Nano Art Hub

“Venho desenvolvendo um trabalho de linhas que chamo de “Tramas ” onde eu expresso meu dia a dia. Este trabalho é de 2022 e participou em 2023 da exposição “Amar-te entramas” no MAS – Museu de Arte Sacra de São Paulo. Depois fez parte também da Casa Cor em Florianópolis, 2023. E agora está na feira #NanoArtHub em São Paulo pela Galeria M.I.U. . Eu sou movida pela emoção, sendo assim, o trabalho sofre interferência todo dia. Como? Se estou triste os pontos que faço são através do meu estado de espírito, não faço nada pensado… se estou alegre são transmitidas minha alegria. Eu costumo dizer que eu não consigo fazer novamente aquele trabalho, pois ele acaba sendo único. Portanto: é a pintura minha onde conto minha própria história.”

“Em tramas” – Almira Reuter

Este trabalho acima pode ser visto na feira Nano Art Hub, que acontece desde ontem, 09/11, no Shopping Lar Center (@larcenter_) em São Paulo.

A Nano Art Hub (@nanoartmarket) é uma iniciativa de Thomaz Pacheco (@thomazpacheco) que propõe um novo formato de feira de arte, fugindo dos tradicionais circuitos do mercado.

A entrada é gratuita e os trabalhos estão imperdíveis!

De 09 de novembro a 02 de dezembro de 2023
Horário: Segunda a sábado de 12h às 21h e domingos e feriados das 14h às 19h

Shopping Lar Center
Av. Otto Baumgart, 500
Vila Guilherme – São Paulo/ SP

Estética ancestral – Arte indígena brasileira

A Pé Palito Antiquário & Arte convida para a abertura da exposição “Estética ancestral – Arte indígena brasileira”.

Dia 16 de novembro (16/11), quinta-feira, às 17h.

“Esta exposição apresenta uma face da arte indígena contemporânea
materializada nos bancos zoomorfos e geométricos, madeira transformada em harmonia sensorial. Os jovens escultores criam, transformam, inovam, arrojam-se em novos estilos, materiais, cores, decorações e tamanhos sem nunca perder de vista os elementos que identificam cada espécie animal, cada ângulo, cada grafismo ancestral…”

Trecho do texto “A Tradição Revisitada”, de Alcida Rita Ramos, doutora em antropologia pela Universidade de Wisconsin-Madison (EUA) e professora emérita na Universidade de Brasília.

Pé Palito Antiquário & Arte
Mobiliário vintage e arte brasileira
Segunda à sábado, das 10h às 19h
CLN 213, Bloco A, Loja 09
Asa Norte, Brasília – DF – CEP: 70872-510

Contatos:
pepalitoantiquario@gmail.com
www.facebook.com/PePalitoAntiquarioEArte
www.instagram.com/pepalitoantiquario
Telefones: (61) 3536-2842 ou (61) 9 9269-2602

Marilena Grolli: Grafiteira e muralista

Marilena Grolli

Formada em Artes Visuais pela UFMS, ela é conhecida pelas grafitagens em muros, telas e também por usar seu talento pra dar forma a qualquer material reciclável. Já mostrou sua produção artística no Brasil e fora dele, comandou o projeto ‘Conexões Graffiti’, oferecendo oficinas e até festival de hip hop à população da periferia de Campo Grande, marcou presença no The Board Dripper, um dos festivais mais importantes do mundo, voltado à cultura das ruas e realizado em Querétaro, no México, além de ocupar a cadeira 10 da Academia de Letras e Artes de MS e ser curadora do Free Art Fest, um dos maiores festivais de arte e cultura de São Paulo.

Contatos:
www.instagram.com/marilenagrolli
marilenagrolli@gmail.com
WhatsApp: (67) 9 9200-3730

Artista indicada para o blog por Gejo, O Maldito, que comenta: “É a Marilena Grolli, a gestora de artes do Mato Grosso do Sul. Ela veio pintar no projeto Street School 2 e ainda pintou no mês de hip hop de São Paulo comigo”.