Renata Leal: Duas crianças brasileiras e o uirapuru verdadeiro e A cor da semente da melancia

A arte de Renata Leal tem influência dos Simbolistas e dos Naturalistas e a obra “Duas crianças brasileiras e o uirapuru verdadeiro” tem a centelha da obra literária “A Selva” de Ferreira de Castro.

Ela busca misturar elementos do pictórico com a literatura e a música brasileira e a Jandaia, que aparece na obra “A cor da semente da melancia”, é um pássaro presente no romance “Iracema” de José de Alencar.

Renata Leal é uma artista figurativa e realista. Teve sua formação pessoal e particular no atelier da artista plástica Andrea Franco (in memoriam) diariamente durante 10 anos, bem como também a renomada Escola de Arte Paulo Frade. As obras de Renata Leal enfantizam o universo das crianças, pássaros e elementos da cultura brasileira em um figurativo e realismo fantástico. Todos os detalhes como luz, olhos e pele são delicadamente trabalhados durante horas de pesquisa e pintura. No processo de elaboração da obra são usadas velaturas e aglutinantes especiais e cores desenvolvidas pela própria artista conferindo um efeito translúcido especial. Suas obras estão presentes em coleções particulares. A artista esteve em exposições nacionais e internacionais como o prestigiado 8º Salão de Arte Brasileira Liechtenstein e no MIS – Museu Imagem e Som de Campinas.

Renata Leal também é psicanalista e psicóloga.

Contato:
www.instagram.com/renataleal.art.psi

Autor: ematosinho

Eduardo Matosinho é economista e sociólogo com bacharelado pela Universidade de São Paulo (USP). Tem 60 anos e é casado com Luiza Maria da Silva Matosinho e com ela tem um filho de nome João Alexandre da Silva Matosinho. Trabalha atualmente na Galeria Pontes (https://www.galeriapontes.com.br/), onde já está há 17 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *