Fernando Adas propõe reflexões estratégicas sobre a prática do Marketing.
Mediante textos curtos, criados a partir de observações do cotidiano, o autor provoca um questionamento sobre o relacionamento que as empresas podem e devem manter com seus clientes, ao pesquisar, planejar e operar ações para o desenvolvimento do produto, estratégia de preço, política de distribuição, posicionamento da comunicação, treinamento de vendas e outros itens motivadores ao sucesso de um plano de marketing.
De maneira simples, prática e bem-humorada, o texto provoca a reflexão sobre melhorias nas ações comerciais e institucionais junto a consumidores e clientes.
Se a vida é uma escola, este livro pretende mostrar que podemos aprender em diversos momentos e situações e, para isso, devemos estar atentos e livres para amplos olhares e densos entendimentos.
Esta é a principal habilidade de um publicitário, sua capacidade de observar, de ouvir, de perceber tudo para depois processar e elaborar as motivações das pessoas.
Um exercício que pode e deve ser frequente, divertido e construtivo.
Os “causos” que vivenciamos são os responsáveis pela nossa formação inicial, o senso comum que surge na infância e vai influenciar nossas antenas para o mundo.
Já os cases aos quais somos expostos ao longo dos estudos, melhoram o nosso repertório dos sentidos para uma ampliação da percepção.
Mas a vida é feita de casos, esses sim reais, concretos e cotidianos, capazes de nos propor reflexões e evolução.
Vamos tentar?
Fernando Adas é neto de libanês, sagitariano e publicitário. Três bons motivos para que a comunicação seja não apenas uma habilidade sua, mas uma possibilidade de relacionamento e evolução interpessoal.
Em Marketing, atuou em empresas como o Mappin, a Marisa, a Pernambucanas, a Claro e, em 2005, criou a Fine Marketing, uma empresa de comunicação e relacionamento, “uma agência matrimonial para pessoas jurídicas”, como ele gosta de dizer, sempre brincando.
Aliás, brincar também faz parte do seu perfil e talvez esse seja o grande diferencial que se espera não apenas de uma boa comunicação mas, sobretudo, dos relacionamentos.
Um filme de Woody Allen…
Uma coxinha de jaca…
Uma briga de casal…
Um velório…
Uma barata morta no chão…
O que estas experiências têm em comum?
Você vai saber lendo as histórias contidas neste livro.
O Marketing nos ensina que a atenção aos clientes é fundamental ao sucesso das empresas. Esta atenção deve começar nas ruas, nas situações do dia a dia que nos cercam.
Publicitários precisam estar atentos a estas possibilidades que ocorrem a todos os momentos e quando menos se espera.
Quer ver? Boa leitura a você.
E caso alguém se interesse em comprar, o livro está na Amazon (https://bit.ly/3Sychf7)…