Exposição “Entre rastros” – Zé Bezerra

“Abertura 09/04
Venham!!”

Jairo e Maíra da Fibra Galeria convidam…

Zé Bezerra (Buíque – PE, 1952) – o fotógrafo e jornalista Eduardo Issa nos faz uma descrição emocionada do artista: “Voltando dos Breus a caminho do povoado do Catimbau, uma figura pitoresca e carismática fez do quintal da sua casa um espaço artístico para expor suas obras. Zé Bezerra, 73 anos, “cabra da roça” e pequeno agricultor com rosto vincado pelo tempo, a partir de 2002 virou artesão e passou a transformar árvores caídas, pedaços de troncos e raízes em pura arte. Suas obras retratam as mais diversas figuras, desde cabeças de gente, carros de boi, animais, enfim tudo que faz parte do universo sertanejo. Para Zé Bezerra, a forma e o destino de suas obras são decididos na hora, quando põe nas mãos aquele pedaço de madeira, vem na sua mente o que deve ser feito. O resultado é fabuloso, as peças parecem querer dizer alguma coisa aos visitantes”.

Jairo B. Goldenberg
Rua Tinhorão , 69 – Higienópolis, São Paulo, Brazil 01241-030
jbgoldenberg.com.br
www.instagram.com/jbgoldenberg

Maíra Maciel
Casa de leilões
Leiloeira oficial apenas para os leilões de Arte da @fibraleiloes.
www.fibragaleria.com
www.instagram.com/mairamaciel

“Nesta quarta-feira, 9 de abril, será inaugurada “Entre Rastros – Zé Bezerra”, em São Paulo, uma exposição dedicada à obra do escultor pernambucano. Tenho o prazer de assinar o texto da mostra (deixo um trechinho a seguir) e é com muita alegria que convido a todos para este momento especial!

[…] Entre Rastros celebra a obra de Zé Bezerra e tateia os contornos do seu processo criativo. As tortuosidades dos percursos por onde transita o pensamento artístico podem ser transmutadas na ânsia que só sossega com a sova na madeira, no recuo das hesitações e na aparição dos seres que ali sempre habitaram. A conversa de Zé Bezerra com as obras é, para além de uma ação corriqueira, apenas o desempate da consciência: as esculturas passam a existir também para fora do artista. É desdoidar. Só o clarão do olhar é capaz de desvelar o caminho a ser trilhado, só a liberdade caminha entre rastros.””

Renan Quevedo – Pesquisador, curador e palestrante. De “Novos Para Nós” (www.instagram.com/novosparanos) – Pesquisa, mapeamento e divulgação de artistas populares.

Serviço: Entre Rastros – Zé Bezerra. Fibra Galeria: Rua Tinhorão, 69 – Higienópolis, São Paulo–SP. Abertura 9/4/25, das 19h às 22h. Até 19/4/25. Curadoria Sarah Cunha e Pedro Paulo Mendes. Grátis.

#novosparanos #zebezerra #artepopular #artepopularbrasileira #artebrasileira #pernambuco #saopaulo #brasil

Autor: ematosinho

Eduardo Matosinho é economista e sociólogo com bacharelado pela Universidade de São Paulo (USP). Tem 60 anos e é casado com Luiza Maria da Silva Matosinho e com ela tem um filho de nome João Alexandre da Silva Matosinho. Trabalha atualmente na Galeria Pontes (https://www.galeriapontes.com.br/), onde já está há 17 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *