César Barreto: grande mestre

No Dia do Professor que se comemora nesse 15 de outubro gostaria de fazer uma homenagem ao saudoso e grande mestre César Barreto. Ele me deu aulas de história no Colégio Palmares de 1980 a 1982 e no cursinho CPV, preparatório para o vestibular da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 1983. Assisti também a uma brilhante palestra sua sobre o Holocausto no Museu de Arte de São Paulo (Masp). Ele tinha um conhecimento profundo sobre a matéria que ministrava e suas aulas eram divertidas e dinâmicas. Ele morava em meu bairro (Higienópolis) e, um pouco antes de sua morte, presenciei uma cena dele na rua, com uma sacola sortida, distribuindo alimentos aos moradores de rua e aos pássaros.

Viva o Dia dos Professores aos quais agradecemos ao que somos hoje!

Autor: ematosinho

Eduardo Matosinho tem 61 anos, nasceu em Ourinhos - SP em 1964 e é economista e sociólogo com bacharelados pela Universidade de São Paulo (USP). É casado com Luiza Maria da Silva Matosinho e com ela tem um filho de nome João Alexandre da Silva Matosinho. Mora em São Paulo e trabalha na Galeria Pontes, dedicada à arte popular brasileira contemporânea (https://www.galeriapontes.com.br/), onde já está há 18 anos. Sempre apreciou pintar e pesquisar sobre a história da arte e seus artistas. Começou a estudar artes plásticas em sua juventude vivida em sua cidade natal com o professor Francisco Claudio Granja (1976-1978). Em São Paulo estudou desenho e pintura em cursos ministrados em um Ateliê Livre por Valdir Sarubbi (1980–1983 e 1998–2000) e pintura com Selma Daffrè (2000-2003).

Um comentário em “César Barreto: grande mestre”

  1. Nesse 15 de outubro, Dia do Professor 2025, faço menções honrosas aos mestres Enura Merege (EEPG Dalton Morato Villas Bôas), César Barreto (Colégio Palmares), Paul Israel Singer (Economia USP), Francisco Maria Cavalcanti de Oliveira (Sociologia USP) e Antônio Flávio de Oliveira Pierucci (Pós-Graduação em Sociologia USP).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *