Adailton de Dedé: São Jorge, Homem no elefante, Mutum alagoano, Nossa Senhora das Dores e Virgem Maria negra

Adailton Rodrigues dos Santos, o Adailton de Dedé, nascido em 1977, é o primeiro filho do mestre Antônio de Dedé, já falecido. A habilidade de trabalhar com a madeira foi passada para o pai pelo avô que fazia carros de boi.

Família de trabalhadores rurais, seu pai fazia apenas pequenas peças para enfeite. Foi uma galerista de São Paulo, Maria Amélia, quem reconheceu pela primeira vez o valor do trabalho de Antônio de Dedé e o incentivou a fazer também peças maiores.

Com o pai, Adailton aprendeu a encontrar dentro de si o amor pelo artesanato e hoje sonha em poder se dedicar exclusivamente a isso e explorar outros fazeres que ainda não pôde explorar. Além de artesão, ofício ao qual se dedica há dez anos, Adailton também trabalha na roça e com construção civil.

Fonte: Artesol – Artesanato solidário

Como ele mesmo diz: “Sou Adailton de Dedé, faço artesanato desde os 12 anos de idade, com incentivo de meu pai (Mestre Antônio de Dedé) e até hoje continuo o trabalho, faço esculturas de todos tamanhos e formas.”

Contatos:
www.facebook.com/profile.php?id=100009688983404
www.instagram.com/adailtondedede
deyvissonrodrigues123456789@gmail.com
WhatsApp: (82) 9 9648-3727

Autor: ematosinho

Eduardo Matosinho é economista e sociólogo com bacharelado pela Universidade de São Paulo (USP). Tem 60 anos e é casado com Luiza Maria da Silva Matosinho e com ela tem um filho de nome João Alexandre da Silva Matosinho. Trabalha atualmente na Galeria Pontes (https://www.galeriapontes.com.br/), onde já está há 17 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *