Goca Moreno
Escultor e pintor baiano de Ilhéus que mantém o Espaço Goca Moreno. Estudou na instituição de ensino Escola de Belas Artes – UFBA.
“Nascido e criado na cidade baiana de Ilhéus em uma família de artistas, Jorge Octavio Alves Moreno Filho cultivou um sonho desde menino: mostrar sua obra para o maior número possível de pessoas e ser admirado por elas. Aos 57 anos, usando o nome de Goca Moreno, se tornou um dos artistas plásticos mais produtivos do Brasil.
Ele começou como gravador ainda na adolescência, criando xilogravuras. Foi incentivado a se mudar para Salvador e estudar com o escultor e pintor Mário Cravo Júnior (1923-2018), de quem se tornou discípulo. “Mário virou minha maior referência”, afirma Moreno à Istoé. “Com ele aprendi técnicas de escultura com sucata e até pintura. Mantivemos a amizade e uma parceria até poucos dias atrás, quando se foi.” Com Cravo Júnior, aprendeu a dominar várias técnicas, com igual talento, e a elaborar novas linguagens. Em 1986, voltou a Ilhéus com um diploma em Artes pela Universidade da Bahia, casou-se com Dida Moreno e se estabeleceu com uma galeria.
Goca supõe que sua obra tenha chegado a 10 mil peças — gravuras, esculturas, desenhos, telas e pinturas digitais — embora não tenha organizado um catálogo. Além disso, associou sua vasta produção e seu nome a um local específico. Assim se converteu no logotipo de Ilhéus, a terra do escritor Jorge Amado e cenário de suas histórias mais famosas.”
Leia a matéria da Revista Istoé, cujo trecho é citado acima, escrita por Luís Antônio Giron e intitulada “O mundo de Goca Moreno” clicando aqui.
Contatos:
www.facebook.com/goca.moreno
www.instagram.com/gocamoreno
gocamoreno@hotmail.com