10/10: Centenário de Poteiro

“Neste ano comemora-se o centenário de nascimento de Antônio Poteiro, artista nascido em Portugal em 1925, que chegou ainda bebê no Brasil e tornou-se um dos mais importantes artistas brasileiros. Radicou-se em Goiânia em 1955. Foi lá que montou a sua oficina onde fazia potes de cerâmica, profissão aprendida com seu pai. Seus potes, à princípio objetos utilitários, assumiriam a condição de autênticas esculturas em cerâmica, produtos da sua fértil imaginação e de um saber fazer primoroso e único. Mais tarde, por influência de artistas goianos, tornou-se pintor. Produziu quadros lindos, lúdicos. Eles têm uma euforia de cores e traço marcante, inconfundível.

Viva Antônio Poteiro que tornou nossas vidas mais alegres e mais leves!”

Edna Matosinho de Pontes

Poteiro (Santa Cristina de Pousa – Portugal, 1925 – Goiânia – GO, 2010) – Antônio Batista de Sousa faleceu aos 84 anos e na data de hoje comemora-se o seu centenário. Chegou ao Brasil ainda bebê. Morou em São Paulo, em Minas Gerais e numa aldeia carajá na ilha do Bananal – TO. Desde 1955 radicou-se em Goiânia, onde montou seu ateliê. Foi padeiro, cozinheiro e faxineiro antes de ser poteiro, ofício que aprendeu com o pai e que iniciou sua relação com a escultura. Ganhando a vida como fabricante de cerâmica utilitária (de onde lhe adveio o epíteto de Poteiro), aos poucos foi imprimindo qualidade artística a seus potes. Com o passar dos anos muitos de seus potes assumiriam a condição de autênticas esculturas em cerâmica, superando pela carga estética sua condição primeira de simples recipientes caseiros para revelar, na forma cada vez mais complexa e na elaborada ornamentação, uma imaginação dominada pelo insólito e o fantástico, antes de que apreendida diretamente da realidade concreta. A pintura viria mais tarde e levou para ela os mesmos elementos utilizados em suas cerâmicas, priorizando uma temática nascida do sonho e do pesadelo.

“Galeria Pontes apresenta seu acervo de Antônio Poteiro” em vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=0mq4PbDML8g&t=56s

#galeriapontes #artepopular #artepopularbrasileira #ceramica #pintura #antoniopoteiro #poteiro #institutoantoniopoteiro #santacristinadepousa #portugal #goias #ednamatosinho #caixaculturalsp #caixaculturalfortaleza #marcuslontra

Autor: ematosinho

Eduardo Matosinho tem 61 anos, nasceu em Ourinhos - SP em 1964 e é economista e sociólogo com bacharelados pela Universidade de São Paulo (USP). É casado com Luiza Maria da Silva Matosinho e com ela tem um filho de nome João Alexandre da Silva Matosinho. Mora em São Paulo e trabalha na Galeria Pontes, dedicada à arte popular brasileira contemporânea (https://www.galeriapontes.com.br/), onde já está há 18 anos. Sempre apreciou pintar e pesquisar sobre a história da arte e seus artistas. Começou a estudar artes plásticas em sua juventude vivida em sua cidade natal com o professor Francisco Claudio Granja (1976-1978). Em São Paulo estudou desenho e pintura em cursos ministrados em um Ateliê Livre por Valdir Sarubbi (1980–1983 e 1998–2000) e pintura com Selma Daffrè (2000-2003).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *