Uiraí Fusccaldo – Desenho sobre o papel

Em memória do artista paulista Uiraí Fusccaldo publico esse desenho de sua autoria que tenho comigo. Apesar da sua curta trajetória artística pois ele faleceu em 2002, um mês antes de completar 22 anos, Uiraí Fusccaldo demonstra em suas telas talento e ânsia criativa dos grandes experimentadores, recebendo elogios merecidos do crítico de arte Oscar D’Ambrósio em texto do convite do evento “Mostra de pinturas, desenhos e gravuras do artista plástico Uiraí Fusccaldo (em memória)” que aconteceu na Casa de Cultura da UEL (Universidade Estadual de Londrina) em 2005.

Fez auto-retratos, nus femininos (que em alguns trabalhos lembram telas de Klint), pinturas abstratas, e desenhos que remetem à cultura africana. É importante lembrar que no final de março de 2005, também foi feita uma exposição dos seus trabalhos no Instituto de Artes da Unesp, em São Paulo. Comenta seu pai Wladimir César Fuscaldo, que “Desde o seu falecimento, a exposição (em Londrina) era um desejo de toda família como forma de resgatar e manter a sua presença e estou redescobrindo a intensidade do trabalho do meu filho”.

Uiraí iniciou seus estudos de forma autodidata. Aos 12 anos, com uma técnica de desenho já consideravelmente desenvolvida, passa a fazer aulas, principalmente de pintura a óleo, com Rubens A. Sacho, que surpreendido com os trabalhos do aluno, sugere que ele participe do I Salão de Desenho da Associação Paulista de Belas Artes, de 1995, com 14 anos. Essa foi sua primeira exposição. Com 17 anos conhece o artista que viria a considerar como mestre, Valdir Sarubbi, com quem passa a estudar. As influências deste mestre foram decisivas para a elaboração do processo de criação que possibilita e revela a singularidade do artista.

Em 2000, ingressa no curso de bacharelado em artes plásticas da ECA-USP. Em 2000 morre seu mestre Valdir Sarubbi. Outras importantes referências no seu percurso artístico foram Enzo Wenk, com quem Uiraí pôde aperfeiçoar seus trabalhos de abordagem do corpo humano nu. E Selma Daffrè, com quem aprendeu técnicas de gravura.

Autor: ematosinho

Eduardo Matosinho é economista e sociólogo com bacharelado pela Universidade de São Paulo (USP). Tem 60 anos e é casado com Luiza Maria da Silva Matosinho e com ela tem um filho de nome João Alexandre da Silva Matosinho. Trabalha atualmente na Galeria Pontes (https://www.galeriapontes.com.br/), onde já está há 17 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *