Refúgio

“Estou tendo a honra de dirigir (também escrevi) o espetáculo “Refúgio”, que conta com elenco de 24 pessoas em situação de refúgio vivendo no Brasil, em média, há um ano. São mulheres vindas da Nigéria, Marrocos, Venezuela, Irã e Afeganistão.
Construí a dramaturgia baseada em fatos reais (infelizmente) vividos pelo elenco em seus países de origem. Foi duro, muito difícil ouvir cada relato, cada história pela qual elas passaram, histórias de extrema violência, depoimentos cheios de saudade e preocupação com suas pessoas queridas que não puderam vir. E, além da dificuldade que tive em ouvir essas histórias, e que elas tiveram em me contar e recordar, encontrei o desafio de preparar mulheres que não são atrizes, que viviam em lugares com costumes e hábitos completamente diferentes e, em maioria, determinados por religião e patriarcado. Além do fato de nenhuma delas dominar o nosso idioma, e também da minha preocupação constante em criar um texto delicado, e que não fosse apelativo. Desafios enormes!!
Aprendi muito, aprendi tanto, foi um processo onde a troca foi imensa! Um privilégio pelo qual agradeço muito a cada uma delas e principalmente a @stelaoliveira07 , vice presidente da @bibli_aspa, que tem uma sensibilidade imensa e percebeu que o teatro é a vitrine perfeita para mostrar a nossa sociedade a importância de acolher, ajudar e receber bem essas pessoas.
“Refúgio” terá 3 apresentações no mês de dezembro, dias 6 e 7 às 20h00 e dia 8 às 18h00, na Bibli-Aspa que fica na Rua Baronesa de Itu, 639, Higienópolis. O valor do ingresso é solidário, você colabora com o valor que puder, e toda a renda será dividida entre o elenco. Entraremos em cartaz em fevereiro de 2025.
Não gosto de dar spoiler, mas estou transbordando de emoção com a Adanne cantando o hino da Nigéria, então segue um trechinho do ensaio de hoje (https://www.instagram.com/p/DC5SNxhvWUk/?img_index=2). ❤️🎭

Esperamos todos vocês!!

🎭❤️🙏🏻🍀”

Danielli Guerreiro – Diretora (@danielliguerreiro)

Bibli-Aspa
Rua Baronesa de Itu, 639 – Santa Cecília, São Paulo – SP (Próximo ao Metrô Marechal)
Telefone: (11) 3667-6077

Autor: ematosinho

Eduardo Matosinho é economista e sociólogo com bacharelado pela Universidade de São Paulo (USP). Tem 60 anos e é casado com Luiza Maria da Silva Matosinho e com ela tem um filho de nome João Alexandre da Silva Matosinho. Trabalha atualmente na Galeria Pontes (https://www.galeriapontes.com.br/), onde já está há 17 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *