A musicalidade difundida pela cultura dos mestiços do sertão e a percussividade de Leon Adan é um marco entre a tradição e a contemporaneidade, principalmente com a participação especial do Nilton Junior, ambos pernambucanos, Leon Adan e o fundador do Coco de Toré Pandeiro do Mestre celebram neste lançamento, o ritual da força da natureza, a ciência ancestral e a potência eletrônica com a produção musical assinada por Leo Gumiero.
“Eu já havia visto vários shows do Nilton Junior e marcou demais o início da minha trajetória como artista e influenciou a minha sonoridade. Estando fora da minha terra e retomando o meu processo artístico, ao assistir um show dele em Curitiba, percebi ele como essa potência completamente distinta daquilo que eu vivenciava no sul. A conexão dele com a tradição e a forma como ele se dedica a cultura popular para manter viva esta história, tocando e ainda cantando, é uma potência inspiradora para a composição desta canção”, rememora Leon Adan sobre a composição realizada em 2019.
Enaltecidos pela ancestralidade afro-indígena e a cultura popular, o single é uma declaração poética sobre a certeza de dois artistas que entendem a necessidade de mostrar para novos públicos o quanto o atual momento da música também pode ser influenciado pela riqueza dos povos e das culturas originárias.
“O Nilton é descendente dos Xukuru que é uma etnia indígena presente em Pernambuco. Então, a música fala sobre a ancestralidade e a cultura popular. E essa relação do maracá que é um símbolo dos povos indígenas do nordeste pela manifestação do ritual do toré é uma simbologia muito importante para a ritualidade e para a comunicação entre o mundo dos espíritos e dos homens. Então, é extremamente significativo para mim”.
Ficha Técnica de Meu Maracá
Composição: Leon Adan
Produção musical: Leonardo Gumiero
Voz: Leon Adan; Nilton Junior
Percussões: Leon Adan; Nilton Junior
Sintetizadores: Leonardo Gumiero
Vocais: Dayá, Júlia Moretti e Paula Quintella
Arte de capa: Leco Brasileiro
Foto: Amanda Sartor
Marketing Estratégico: Patrícia Vaz
Assessoria de imprensa: Cabana Assessoria
Crédito: Amanda Sartor
Música indicada para o blog pela artista pernambucana Rosário Carvalho, que comenta: “A propósito ele é meu filho (Leon Adan), não sei se tinha falado antes. Gostei muito do texto. Grata amigo”.