A praia e a montanha paulistas

O objetivo deste artigo é escrever sobre dois pontos turísticos brasileiros, um situado em uma bonita praia e o outro localizado na montanha.

No litoral falarei sobre a Praia Grande, em Ubatuba, litoral norte do estado de São Paulo. O ponto turístico escolhido na montanha será Campos do Jordão, que fica próximo de São Paulo, capital.

A Praia Grande de Ubatuba caracteriza-se por ser uma praia com fortes ondas, o que a torna muito procurada para a prática do surf. A sua areia é bastante macia e branca e a orla marítima é recheada de quiosques que vendem os mais variados produtos, como o côco, porções de peixes, salgadinhos e outros aperitivos.

O local é bastante seguro, pois tem postos de salva-vidas a cada quinhentos metros. Todas as manhãs os turistas podem fazer um agradável passeio de escuna, que sai as dez horas rumo à Ilha Anchieta. Essa ilha é tombada pelo Patrimônio Histórico e é considerada uma área de preservação ambiental. Lá o Ibama desenvolve o Projeto Tamar, que procura ajudar na reprodução da tartaruga marinha, uma espécie ameaçada de extinção.

A montanha fica localizada a cidade de Campos do Jordão, importante ponto turístico paulista. Esta cidade é muito procurada no inverno e sua atração principal nesta época do ano é o Festival de Inverno de Campos do Jordão. Neste festival vários grupos musicais e eruditos se encontram vindos do país inteiro para apresentarem seus trabalhos nas salas de concerto.

Lá também destacam-se um horto florestal que abriga espécies da flora e da fauna, típicos da montanha brasileira. Os turistas também podem se divertir fazendo o passeio do bondinho, que liga duas montanhas muito altas.

Espero que todos os leitores tenham curtido essas dicas e boas férias!

Escrito em dezembro de 2002

Autor: ematosinho

Eduardo Matosinho é economista e sociólogo com bacharelado pela Universidade de São Paulo (USP). Tem 60 anos e é casado com Luiza Maria da Silva Matosinho e com ela tem um filho de nome João Alexandre da Silva Matosinho. Trabalha atualmente na Galeria Pontes (https://www.galeriapontes.com.br/), onde já está há 17 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *