A diferença da criança, do(a) adolescente e o do novo(a) adulto(a)

A criança quando tem um sentimento vê uma caixa com o símbolo de um coração e a cada sentimento novo coloca dentro dessa caixa.

O(a) adolescente enxerga uma caixa escrito “Amor” e a cada sentimento coloca lá dentro.

O novo(a) adulto(a) quando tem um sentimento novo vê uma caixa com um coração e um escrito “Amor”, mas quando vai colocar dentro da caixa percebe que está uma bagunça só e resolve arrumar tudo que está ali para poder caber aquele sentimento. É então que percebe que dentro daquela caixa grande tem outras caixas menores escritas “Amor Ágape”, “Amor Eros”, “Amor Storge” e “Amor Plilia”. Sim até aí está fácil, mais quando se depara com o que sente por você burga e tem que tirar tudo de dentro de novo e arrumar novamente. Porque tem um pouco de cada característica dos outros amores e por isso não encaixa. Então pensa um pouco se tudo isso que sentimos é uma repetição então já existe essa caixa. E se dedica um pouco mais tirando tudo novamente e encaixando um por um em cada caixa e nisso descobre que tem várias caixas escritas “Amor Especial” e cada uma delas com um números de estrelas, 1, 2, 3, 4 e 5. Ele(a) dá uma olhada naquelas caixas e no sentimento e percebe que no sentimento também tem cinco estrelas mas sem colorir. Então esse adulto(a) ainda sem experiência tenta colocar esse sentimento em uma delas mas também não entra. Pensa mais um bocadinho e resolve colorir uma estrela. E agora de que cor? Que tal com a minha cor favorita preto, dizia o esquizóide, rosa, o oral, dourado, o psico. Ainda confuso(a) pergunta ao masoca e ele responde “Claro da cor do arco-íris”, ainda em dúvida vamos ver o que o rígido responde e ele diz “Pode ser, as cores são sete e sete é o número da perfeição”. Então ficou assim a primeira estrela da cor do arco-íris. E não foi que encaixou na primeira caixinha. E lá coloquei esse sentimento na caixa do amor especial número 1 nas cores do arco-íris.

(14/11/21)

Luiza Matosinho – Pedagoga formada pela PUC-SP em 2007 e professora na educação infantil da Faces Ensino Bilíngue.

Autor: ematosinho

Eduardo Matosinho é economista e sociólogo com bacharelado pela Universidade de São Paulo (USP). Tem 60 anos e é casado com Luiza Maria da Silva Matosinho e com ela tem um filho de nome João Alexandre da Silva Matosinho. Trabalha atualmente na Galeria Pontes (https://www.galeriapontes.com.br/), onde já está há 17 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *