Quatro bichos recortados de Fernanda Eva

Em setembro de 2009, dentro da mostra “Oxigênio”, ocorreram uma série de eventos que fizeram parte das comemorações pelos 96 anos do Parque Buenos Aires (Higienópolis, São Paulo). Oito artistas fizeram intervenções e instalações no local.

Pintados por Fernanda Eva sobre placas de metal, oito animais silvestres foram colocados num dos corredores do parque. A ideia na época era que os frequentadores os encontrassem escondidos na mata. Após a mostra, Eva comentou que doaria as peças, que ficariam permanentemente expostas no local.

Disse ela, autora das obras intituladas “Bichos Nativos”: “As pessoas vêm ao parque desarmadas e acabam surpreendidas pelas intervenções”.

No entanto ela me escreveu ontem dizendo: “Eles estão [atualmente] no espaço do Muzzi na Vila Madalena. O parque não quis pagar o restauro, então estão com ele. Moro em Portugal agora, mas ainda tenho o studio com obras no Butantã.”

Fernanda Eva é artista plástica formada em pintura pelo “Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo” 1996, e “história da arte” na FAAP 1996 – São Paulo. É mestra em poéticas visuais pela ECA – Universidade de São Paulo (2011). Seu mestrado fala da sua produção de obras com a temática do paraíso. Nos anos de 2015 e 2016 fez residência artística em Portugal onde desenvolveu a temática dos azulejos portugueses com seus animais, monumentos e personagens típicos. De volta ao Brasil desenvolveu a serie com azulejos portugueses no Brasil e animais brasileiros. Em 2017 fez residência em Paris e em 2018 fez residência na Dinamarca no ateliê Debora Muskat. Atualmente está pintando em Monchique, vila portuguesa no Algarve, Portugal, no atelier da Porca Preta.

Contatos:
ww.facebook.com/fernanda.eva
ww.instagram.com/fernandaeva7
contato@fernandaeva.com
WhatsApp: (11) 9 9631-1317
www.fernandaeva.com

Autor: ematosinho

Eduardo Matosinho tem 61 anos, nasceu em Ourinhos - SP em 1964 e é economista e sociólogo com bacharelados pela Universidade de São Paulo (USP). É casado com Luiza Maria da Silva Matosinho e com ela tem um filho de nome João Alexandre da Silva Matosinho. Mora em São Paulo e trabalha na Galeria Pontes, dedicada à arte popular brasileira contemporânea (https://www.galeriapontes.com.br/), onde já está há 18 anos. Sempre apreciou pintar e pesquisar sobre a história da arte e seus artistas. Começou a estudar artes plásticas em sua juventude vivida em sua cidade natal com o professor Francisco Claudio Granja (1976-1978). Em São Paulo estudou desenho e pintura em cursos ministrados em um Ateliê Livre por Valdir Sarubbi (1980–1983 e 1998–2000) e pintura com Selma Daffrè (2000-2003).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *