Museu Imperial e a tragédia em Petrópolis

“Muita gente tem me procurado para saber se as fortes chuvas que caíram sobre Petrópolis abalaram o museu e destruíram o acervo. O patrimônio histórico é muito importante, e não tiro o mérito da preocupação de ninguém quanto a isso. Pelo contrário, que bom que o brasileiro está se preocupando com a sua história e a materialidade dela. Mas, se o prédio do Museu Imperial e seu acervo estão bem, não podemos dizer o mesmo a respeito das pessoas que fazem ele funcionar, das que limpam, conservam, abrem, atendem, trabalham na administração e em outros postos. Muitos funcionários perderam, além de suas casas e tudo que havia nelas, os seus bem mais preciosos: os seus familiares.

Pensando nessas pessoas que fazem o Museu, fonte principal de muitas das minhas obras, eu, com apoio e colaboração da minha editora, a LeYa Brasil, resolvemos ajudá-las, e vocês também poderão colaborar. Eu vou vender, autografados, ao custo de R$ 30,00, com frete grátis para todo o Brasil, 20 exemplares de cada um dos seguintes livros: D. Pedro, D. Pedro II, D. Leopoldina, Titília e o Demonão, Os últimos czares, Mulheres do Brasil, O pássaro de fogo e Princesinhas e Principezinhos do Brasil. Todo o valor adquirido será revertido para os funcionários do Museu Imperial que sofreram perdas com as chuvas de 15 de fevereiro.

Os interessados em adquirir e dessa forma ajudar esses funcionários devem entrem em contato pelo e-mail canalpaulorezzutti@gmail.com, informando qual(is) livro(s) desejam e para quem deve(m) ser dedicada(s) a(s) obra(s), bem como o endereço de envio.

Agradecemos a todos que puderem ajudar.”

Paulo Rezzutti, escritor, biógrafo e pesquisador, tem compartilhado sua experiência no Museu Imperial.

Museu Imperial
Direção: Maurício Vicente Ferreira Júnior
Coordenação Técnica: Claudia Maria Souza Costa
Coordenação Administrativa: Isabela Neves de Souza Carreiro
Rua da Imperatriz, 220 – Centro, Petrópolis – RJ, CEP: 25610-320
Telefone: (24) 2233-0300
mimp.faleconosco@museus.gov.br

Autor: ematosinho

Eduardo Matosinho é economista e sociólogo com bacharelado pela Universidade de São Paulo (USP). Tem 60 anos e é casado com Luiza Maria da Silva Matosinho e com ela tem um filho de nome João Alexandre da Silva Matosinho. Trabalha atualmente na Galeria Pontes (https://www.galeriapontes.com.br/), onde já está há 17 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *