9 de julho: 88 anos da Revolução Constitucionalista

A nossa história mostra que em 1930 Getúlio Vargas assumiu a presidência do Brasil com amplos poderes. Sendo assim, todas as instituições legislativas foram abolidas, desde o Congresso Nacional até as Câmaras Municipais. Os governadores dos estados foram depostos e para suas funções foram nomeados interventores. Em função desses acontecimentos, em 9 de julho de 1932 explodiu no estado de São Paulo uma revolta para tentar impedir a continuação do governo provisório de Vargas, onde também exigiam uma nova Constituição e eleições presidenciais. Como represaria, tropas federais foram enviadas à São Paulo para conter a rebelião e as forças paulistas lutaram contra o exército durante três meses. Os revoltosos paulistas esperavam a adesão de outros estados, o que acaba não acontecendo e, assim, o conflito armado ficou restrito ao nosso estado. Em outubro de 32, após três meses de luta, os paulistas se rendem. Apesar da derrota paulista, dois anos depois da revolução, em 1934, uma assembleia eleita pelo povo elaboraria a uma nova Constituição para o nosso país. Em resumo, a Revolução Constitucionalista de 1932 acabou sendo o maior confronto militar no Brasil no século XX e um dos mais importantes acontecimentos políticos da história brasileira.

Na foto vemos no Clube de Campo e Balneário Diacuí, de Ourinhos, que já se chamou Clube 9 de Julho, o monumento que lembra os combatentes de 1932 e que está instalado exatamente no local onde foram as trincheiras. A frase na placa é de autoria do professor Norival Vieira da Silva. O obelisco foi idealizado durante o segundo governo do prefeito José Maria Paschoalick (1958-1959) e inaugurado pelo prefeito Antônio Luiz Ferreira (1960-1963) no dia 9 de julho de 1962. Meu tio Ângelo Silva, sócio-fundador da Diacuí, era um entusiasta da Revolução de 32, e esta homenagem foi iniciativa sua.

Clique e leia mais sobre o Clube de Campo e Balneário Diacuí: https://ematosinho.com.br/?p=8692

Autor: ematosinho

Eduardo Matosinho tem 61 anos, nasceu em Ourinhos - SP em 1964 e é economista e sociólogo com bacharelados pela Universidade de São Paulo (USP). É casado com Luiza Maria da Silva Matosinho e com ela tem um filho de nome João Alexandre da Silva Matosinho. Mora em São Paulo e trabalha na Galeria Pontes, dedicada à arte popular brasileira contemporânea (https://www.galeriapontes.com.br/), onde já está há 18 anos. Sempre apreciou pintar e pesquisar sobre a história da arte e seus artistas. Começou a estudar artes plásticas em sua juventude vivida em sua cidade natal com o professor Francisco Claudio Granja (1976-1978). Em São Paulo estudou desenho e pintura em cursos ministrados em um Ateliê Livre por Valdir Sarubbi (1980–1983 e 1998–2000) e pintura com Selma Daffrè (2000-2003).

4 comentários em “9 de julho: 88 anos da Revolução Constitucionalista”

  1. Na data de hoje celebramos os 92 anos da Revolução Constitucionalista de 1932 e quem a liderou foi Pedro de Toledo, aclamado governador revolucionário, e pelo general Bertoldo Klinger. Na época as tropas paulistas se viram lutando em três grandes frentes: o vale do Paraíba, o sul paulista e leste paulista.

  2. Bom dia, é verdade, meu pai (Ângelo Silva) foi o maior entusiasta da revolução de 32 e a iniciativa deste obelisco foi dele. Na inauguração foi feita uma grande homenagem aos veteranos, com participação dos veteranos da capital e região, inclusive o toque de silêncio foi feito pelo corneteiro, que participou da tropa.

  3. Esse fato histórico, símbolo do estado de São Paulo, completa 93 anos em 2025. Ocorreu entre o movimento constitucionalista de São Paulo e o governo federal provisório, ficou conhecido como Revolução Constitucionalista de 1932, e foi um movimento armado que buscava a derrubada do governo provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova Constituição para o Brasil.

    Ele durou de julho a outubro de 1932 e foi motivado pela insatisfação dos paulistas com o governo de Vargas, que havia assumido o poder após um golpe em 1930, e pela falta de uma Constituição definida.

    A Rede Alesp (https://www.al.sp.gov.br/alesp/tv/) transmite, nesta quarta-feira, dia 9 de julho de 2025, o tradicional Desfile Cívico Militar em celebração ao aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *