Gravura, Tinta, Carne e Unha

Gravura, Tinta, Carne e Unha. Gravura é sulco e matéria. É corte, relevo e pressão. É ácido, cobre, cozinha e química. Madeira, linóleo e Duratex. Tinta e papel, diferentes tipos de papel. Cada gravura é um múltiplo, mas cada gravura também é única. Gravura é espelho, seu oposto e seu contrário. É memória e reflexão, reflexo e opacidade. É o futuro visto pelo passado. É o centro e a periferia, tradição e contemporaneidade. É artesanato e engenho, tecnologia e método. É Japão, Alemanha, México, Cuba e Brasil. É Norte, Sul, Leste e Oeste. Ela surge na matriz e resurge na prensa. A gravura é o avesso do avesso do avesso.

Cláudio Caropreso elabora suas gravuras em um processo de destruição e reconstrução de imagens. A partir de reproduções de pinturas, folhetos, cartazes ou fotografias, Caropreso corta e cola suas imagens e textos em uma operação de soma e subtração. A madeira, os papéis, o estêncil, a prensa são suas ferramentas neste jogo mental de grande precisão. A gravura sai bruta, colorida em tintas industriais, gritando e se impondo como uma visão de mundo.

Nas gravuras de Renata Basile a linha surge forte, predomina e ordena. Mas não é a linha limpa e precisa da geometria concretista ou minimalista. É a linha sulcada e gravada da gravura em metal. A partir de estudos em papel transparente, Renata grava as chapas de cobre, realçando as linhas com a ponta seca. Ao passar pela pressão do rolo da prensa a tinta penetra no papel criando uma névoa, uma veladura em tom rebaixado que unifica o desenho e cria uma volumetria. São sólidos transparentes, volumes que se sobrepõem, cachoeiras de linhas em latitudes e longitudes e a artista está no centro deste universo.

O universo de Francisco Maringelli é a rua, o ateliê e o lixo. Suas gravuras trazem uma narrativa, uma visão da degradação urbana e uma crítica social com toques de humor e ironia. Elas gritam imagens em excesso, poluição visual e sonora em um tom expressionista. A matriz é sulcada com economia de linhas brancas. O preto sobressai. O texto se entrelaça com a imagem que lembra um cartaz anunciando o fim dos tempos.

Serviço:

“Gravura, Tinta, Carne e Unha”

Exposição dos artistas Cláudio Caropreso, Renata Basile e Francisco Maringelli

Gravuras em metal, xilogravuras e gravuras em relevo

Anexo Lona

Abertura – 16/10/2021 – sábado

Período expositivo – 16/10/2021 a 27/11/2021

Rua São Bento, 181, 1º andar – Centro Histórico de São Paulo

Curadoria: Eduardo Besen

Contatos:
contato@gravurabrasileira.com
Fone: (11) 3624-0301
WhatsApp: (11) 9 8258-9842
www.gravurabrasileira.com

Autor: ematosinho

Eduardo Matosinho é economista e sociólogo com bacharelado pela Universidade de São Paulo (USP). Tem 60 anos e é casado com Luiza Maria da Silva Matosinho e com ela tem um filho de nome João Alexandre da Silva Matosinho. Trabalha atualmente na Galeria Pontes (https://www.galeriapontes.com.br/), onde já está há 17 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *