Goca Moreno: Exposição coletiva “Riquezas de Ilhéus: Arte e Identidade Regional”

Ilhéus ganha um novo espaço para a valorização da arte e da cultura regional com a abertura da exposição “Riquezas de Ilhéus: Arte e Identidade Regional”, que ocorre de 1º a 3 de novembro de 2024, no Espaço Almeida Carneiro, futuro endereço do empreendimento Galeria Farani, no bairro da Cidade Nova, próximo ao Iate Clube, Ilhéus, Bahia. A exposição, com curadoria da artista plástica Carolina Kowarick, reúne renomados artistas locais, como Goca Moreno, Igor Rzehak, Rafael Pita e Selma Calheira, oferecendo ao público a oportunidade de contemplar obras que expressam a essência e as riquezas culturais de Ilhéus.

Esculturas, aquarelas e fotografias de renomados artistas locais, compõem um panorama das transformações que marcaram a história da cidade e suas paisagens. Com peças que remetem à tradição do cacau, ao mar e à capacidade de resiliência da população, a exposição é um convite para uma jornada visual através da essência de Ilhéus.

Este é um momento especial para a cidade, que recebe uma mostra de arte de grande valor e importância, reforçando o papel da cultura no fortalecimento da identidade regional. A exposição tem como objetivo promover a arte local, trazendo à tona a criatividade e o talento dos artistas que traduzem a história e as tradições de Ilhéus em formas, cores e expressões singulares. A presença da arte no cotidiano da cidade é essencial para o desenvolvimento cultural e a exposição proporciona aos visitantes uma experiência imersiva e reflexiva sobre as riquezas da região.

A exposição “Riquezas de Ilhéus” é uma oportunidade única para a comunidade local e visitantes apreciarem o talento dos artistas da região e refletirem sobre o papel fundamental da arte na construção de uma sociedade mais criativa e conectada com suas raízes.

Exposição patrocinada pela Construtora e incorporadora Almeida Carneiro localizada em Ilhéus.

Carolina Kowarick (@carolinakowarick) é a curadora dessa exposição. E os contatos dos artistas são:
Igor Rzehak (@igorcrzehak)
Rafael Pita (@rafaelpita.aquarela)
Selma Calheira (@selmacalheira, @coresdaterra)

Goca Moreno

Jorge Octavio Alves Moreno Filho, conhecido por Goca Moreno (@gocamoreno), é um escultor e pintor baiano desde 1980. Ele atua em Ilhéus e aí mantém o Espaço Goca Moreno. Estudou na instituição de ensino Escola de Belas Artes – UFBA.

“Nascido e criado na cidade baiana de Ilhéus em uma família de artistas, esse artista cultivou um sonho desde menino: mostrar sua obra para o maior número possível de pessoas e ser admirado por elas. Aos 61 anos, usando o nome de Goca Moreno, se tornou um dos artistas plásticos mais produtivos do Brasil.

Ele começou como gravador ainda na adolescência, criando xilogravuras. Foi incentivado a se mudar para Salvador e estudar com o escultor e pintor Mário Cravo Júnior (1923-2018), de quem se tornou discípulo. “Mário virou minha maior referência”, afirma Moreno à Istoé. “Com ele aprendi técnicas de escultura com sucata e até pintura. Mantivemos a amizade e uma parceria até poucos dias atrás, quando se foi.” Com Cravo Júnior, aprendeu a dominar várias técnicas, com igual talento, e a elaborar novas linguagens. Em 1986, voltou a Ilhéus com um diploma em Artes pela Universidade da Bahia, casou-se com Dida Moreno e se estabeleceu com uma galeria.

Goca supõe que sua obra tenha chegado a 10 mil peças — gravuras, esculturas, desenhos, telas e pinturas digitais — embora não tenha organizado um catálogo. Além disso, associou sua vasta produção e seu nome a um local específico. Assim se converteu no logotipo de Ilhéus, a terra do escritor Jorge Amado e cenário de suas histórias mais famosas.”

Trecho escrito por Luís Antônio Giron dentro do artigo de revista intitulado “O mundo de Goca Moreno”

Contatos:
www.facebook.com/goca.moreno
www.instagram.com/gocamoreno
gocamoreno@hotmail.com
WhatsApp: (73) 9 8825-1303

Autor: ematosinho

Eduardo Matosinho é economista e sociólogo com bacharelado pela Universidade de São Paulo (USP). Tem 60 anos e é casado com Luiza Maria da Silva Matosinho e com ela tem um filho de nome João Alexandre da Silva Matosinho. Trabalha atualmente na Galeria Pontes (https://www.galeriapontes.com.br/), onde já está há 17 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *