Andréa Espindula: Vila Velha, São Paulo e Vitória

Andréa Espindula – Artista naïf. Escritora capixaba e arte-educadora. Estudou na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Mora em Vila Velha. Ama pintar e contar histórias sobre as belezas de seu estado e também do Brasil. Seu trabalho é uma mistura de poesia e arte.

“Em busca de mim mesma me encontrei no naïf. Não sou primitiva, sou formada em arte, estou a romper barreiras, mas sou naïf na arte e na vida.”

Andréa Espindula

Contatos:
www.facebook.com/andrea.e.quintanilha
www.instagram.com/andrea.naif
andreaespindula@gmail.com

Miguel dos Santos: Boi alado, de 3 cabeças e montado, Solar grande mãe solar e Asa branca com ex-voto

Nascido em 1944 em Caruaru-PE, reside e trabalha desde 1960 em João Pessoa. Considerado um dos maiores ceramista do país, é também pintor. Participou de dezenas de exposições individuais e coletivas em importantes galerias e museus no Brasil e no exterior – Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, João Pessoa, Brasília, Argentina, Bélgica, Chile, Colômbia, Dinamarca, Estados Unidos e Nigéria. Cria esculturas personalíssimas, com forte influência africana e do imaginário das lendas nordestinas, explorando com competência a composição figurativa de animais míticos e fantásticos. Característicos de seu trabalho são os totens, que chegam a medir 3 metros de altura. Suas peças são realizadas com o barro da própria região onde trabalha e queimadas em forno elétrico de alta temperatura. Participou do Movimento Armonial, criado por Ariano Suassuna, junto com outros artistas e intelectuais nordestinos. Miguel é autor de um magnífico painel cerâmico na fachada da sede do edifício da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba e três de seus totens decoram os jardins do Sítio Burle Marx, no Rio de Janeiro.

Contatos:
www.facebook.com/miguel.domingosdossantos
www.instagram.com/migueldossantos_
miguelddossantos1@gmail.com
WhatsApp: (83) 9 8744-5474

Irene Koga: Mais dos trabalhos que intitula “Mãos à obra”

Irene Koga

Nascida em 1946 em Santo Antônio da Platina – PR. Artista Plástica de Ourinhos – SP e atuante junto às artes visuais.

Irene Pereira de Oliveira Koga é uma artista nata e aos 12 anos de idade já pintava seus primeiros quadros, tornando-se uma destacada artista do Impressionismo, do Expressionismo e do Abstrativismo brasileiros dos últimos tempos. Dona de uma personalidade única, uma criatividade enorme e uma boa dose de ousadia, Irene se fez grande artista. Ela também foi atriz e cantora. Possui quadros disputados internacionalmente e obras presentes nos lares de muitas personalidades, como o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, Hebe Camargo, Vânia Bastos, Neide Tomas, Ray Conniff e mais de 600 obras espalhadas pelo exterior. Suas pinturas hoje constam no dicionário Artes Plásticas Brasil e Brasil Visão Artística.

Contatos:
www.instagram.com/i.koga123
WhatsApp: (14) 9 9701-9272

Cia. PGA: Inscrições abertas

“Venha fazer parte do grupo de teatro mais legal de São Paulo! Estamos com inscrições abertas para 2023. Agende uma aula gratuita pelo e-mail ciapga2019@gmail.com!
🎭❤️🙏🏻🍀”

Danielli Guerreiro – Diretora

#auladeteatro #teatroadolescente #cursodeteatro #pequenosgrandesatores #inscriçõesabertas #ciapga

Veja mais: https://www.instagram.com/p/CnwqR_0jQ4P/

Bibli-Aspa
Rua Baronesa de Itu, 639 – Santa Cecília, São Paulo – SP (Próximo ao Metrô Marechal)
Telefone: (11) 3667-6077

Sagaz MCZ: Oil on canvas

Sagaz MCZ

Desde a sua formação em Design Gráfico (2011), seu estilo aprimorado e original, vem se destacando em vários estados do Brasil e fora do país.

Reconhecido como Street Artist (Sagaz), se distingue nas diversas técnicas como: graffiti, pinturas em tela, caligrafia, grafismo, stencils, lambes e arte digital.

Além das suas atividades nas ruas, também ramificou sua identidade visual em produtos de vestimenta (camisas, bonés) e decoração de interiores (prints, pôsteres, telas, canecas, bandeiras, pinturas em paredes, etc…)

Nascido em Maceió, Alagoas. Hoje está situado na capital de São Paulo.

Contatos:
www.instagram.com/sagazmcz
www.facebook.com/sagazmcz
www.shopsagaz.com

Waldecy de Deus: No Anuário de artes Luxus do Magazine Fernando

Waldecy de Deus é uma pessoa de notória evidência no Naïf Brasileiro pela seriedade dada as suas pinturas, em detrimento às mensagens pueris, folclóricas e amenas, que as mesmas exprimem. São pinturas que magicamente deslizam pela paleta das cores, deixando impresso nas telas, o dia a dia das pessoas, seja no labor ou no lazer, de forma poética e singular, o que a torna membro legítimo do mundo Naïf. Waldecy pinta com emoção, respondendo à uma inquietude interior, personagens, paisagens e cenas, de forma intensa, sensível e detalhista, o que a consolida em um mundo onde a necessidade poética da arte se faz necessária frente a dureza de sua realidade.

Waldecy de Deus Fuhrman nasceu em Boa Nova, Bahia, em 1952. Transferiu-se para São Paulo em 1970, onde começou a pintar. Em 2020 completou 50 anos de carreira e com mais de 4 mil quadros pintados, já teve obras expostas na Alemanha, Suíça, França, Itália, Japão e Estados Unidos. Participou de diversas exposições individuais no Sesc, Santos, SP (1970); Grande Hotel da Barra, Salvador, BA (1971); Sesc, São Paulo, SP (1972/1979); Galeria KLM, SP (1974); Galeria Nuclearte, Osasco, SP (1975); Galeria Arumã, Ribeirão Preto, SP; Pintura Primitiva, Jabuticabal, SP (1976); Museu Dimitri Sensaud Lavaud, Osasco, SP (1978/1988); Via Cores, Sesi, São Paulo, SP (2003). Esteve presente ainda em inúmeras mostras coletivas, como Festival da Batida USIS, São Paulo (1969); Frankfurt, Alemanha; Instituto Brasileiro Americano, Washington, EUA; Universidade de Indiana, EUA (1971); 21º Pittori Naïfs Brasiliani, Itália; Birmingham Museum Art, Alabama, EUA (1973); 5º Naïfs no Paço Municipal, São Bernardo do Campo, SP (1979); Arte Negra e Raízes, Paço das Artes, São Paulo, SP (1981); Mito e Magia dei Colori, Napoles, Itália (1982); Centro de Arte Primitiva, SP (1992); O Místico na Arte Popular Brasileira, São Paulo, SP (1993); Bienal Brasileira da Arte Sesc, Piracicaba, SP (1994), Naïfs do Brasil, Sesc, Piracicaba, SP (1998), Suas obras estão incluídas no Dicionário de Artes Plásticas, MEC (1979); Artes Plásticas Brasil, 1989 e 1990, Editora Júlio Louzada (1989, 1990); Bienal Brasileira de Arte Naïf Sesc, Piracicaba, São Paulo (1994) entre outros.

Texto: Hélio Costa

Hélio Costa é documentarista, produtor cultural, multimídia e criador de diversas logomarcas e capas de livros. Hoje um dos maiores divulgadores da arte paraibana e um dos youtubers mais respeitado no meio artístico, e, dono de um imenso acervo fotográfico de artes plásticas da Paraíba. Membro da Academia Cabedelense de Letras – Paraibana.

Contatos:
www.facebook.com/waldecydedeus.dedeus
www.instagram.com/waldecydedeus
waldecydedeuspintoranaif@gmail.com
WhatsApp: (11) 9 5715-4303

Daniela Rêgo: “Galáxia, um fantástico mergulho sensorial” e “Precious”

Daniela Araujo de Deus Rodrigues Rêgo, brasileira, paulistana, casada, mãe, nascida em 13.02.1975. Formada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 1998. Servidora pública federal – analista judiciária no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região – São Paulo. Em 2020, em meio à pandemia, começou a pintar telas e painéis com o intuito de adequar os ambientes do seu apartamento às cores afetas a cada baguá do Feng Shui. A partir daí, aprendeu, como autodidata, a técnica do acrílico fluido derramado (“pouring”) e começou a imersão nesse Universo maravilhoso da arte abstrata, sempre inspirada por Kandinsky, precursor da Arte Abstrata. Procura expressar os sentimentos mais sinceros em cada obra, seguindo a sua intuição. Muitas vezes imagina uma determinada arte final mas, durante o processo, se pauta pelas impressões criadas, analisa o conjunto, se afasta, se aproxima, e, assim, adequa os detalhes, cores, pinceladas e espátulas para que haja um resultado agradável aos olhos e que, ao mesmo tempo, cause um envolvimento com a arte pelo observador, uma curiosidade natural e provocativa, aquela vontade de desvendar e apreciar no íntimo o propósito daquela arte, cada qual fazendo a sua interpretação. E isso é muito gratificante, essa troca de interpretações e análises profundas em relação à arte posta. Tem 13 telas expostas e disponíveis na galeria virtual “Galeria 9”. Em fevereiro de 2021 – tela “Os Dragões da Noite” (acrílico fluido derramado; 20×40 cm) selecionada pela Convocatória da revista de artes “The Hidden Mag”, 3ª edição. Em dezembro de 2022, as obras “Ah!!! Zul!!!” (acrílico sobre tela; 40 x 60 cm) e “Floresta Encantada” (acrílico fluido derramado; 60 x 60 cm) foram selecionadas pela Convocatória da “Revista Creator “, 4ª edição – revista digital.

Perfil criado por Daniela Rêgo para divulgação e vendas de suas telas abstratas – acrílico sobre tela.
Informações e valores via direct ou e-mail “danielarorego@gmail.com”
chat.whatsapp.com/JwXG1zll3ytCEjU1R3EFST

Instagram: www.instagram.com/danielaregoarts/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D