Mauro Silper: Exposição coletiva “Cores e sensações”

Mauro Silper, artista plástico brasileiro, paisagista contemporâneo autoral, cuja pintura examina a dinâmica da natureza em sua grandiosidade, beleza e alcance em conexão com o ser humano. A poética visual de sua obra se conduz pelos elementos que compõem os cenários urbanos e naturais, conectados com o cotidiano e com o estilo agitado das cidades, convergindo para a relação ideal da humanidade com a natureza preservada. Sua temática pictórica é caracterizada pela presença das montanhosas, lagos e mares, remetendo às vivências nas metrópoles onde residiu. A paisagem em meio a arquiteturas urbanas fluídas e eterizadas é a identidade de sua pintura, na qual permeia toda a natureza, inserida em uma atmosfera de sublimidade, além de um profundo sentido espiritual.

Breve Trajetória Artística

Nos últimos 25 anos, as realizações artísticas englobam 15 exposições individuais, 52 exposições coletivas, 6 premiações, 6 feiras de arte internacionais, 2 bienais de arte contemporânea, presença em 16 livros/catálogos e uma fortuna crítica apoiada em aproximadamente 35 textos de críticos de arte e curadores.

As principais exposições individuais ocorreram no Centro Cultural Câmara dos Deputados (“Quietude Íntima”), Centro Cultural Vallourec (“Luminescências”), Galeria de Arte Beatriz Abi-Acl, representante do artista no Brasil (“Segmentações” e “Intracenas”), na Colorida Art Gallery, representante do artista em Portugal e França (“Mauro Silper – Pintura”), além de exposições coletivas no Museu de Artes e Ofícios e no Museu Inimá de Paula.

Foi agraciado com prêmio aquisição nas edições 2016 e 2018 da Bienal de Arte Contemporânea de Brasília, sendo as obras adquiridas incorporadas a coleção institucional da Pinacoteca do SESC, em nível nacional.

Possui ainda, inúmeros trabalhos em coleções particulares e institucionais, no país e no exterior, como a Fondation Danielle Mitterrand (França), Museu Câmara dos Deputados DF, Vallourec, Museu Histórico Abílio Barreto, entre outras.

Sobre sua obra escreveu Rogério Zola Santiago, mestre em Crítica de Arte pela Indiana University (USA): “O mago das cidades e da natureza mesclada – suavidade e luz permeiam a obra de Mauro Silper. Ele residiu em Nova York quando as Torres Gêmeas estavam sendo construídas, então internalizou o bailado de concretude das megalópoles em contraponto com o fato de que o ser humano, lá, pode se apequenar ou crescer forte.

Permanece o traçado etéreo, que deixa vislumbrar através de tons acrílicos e aguadas impressionantemente expressivas. O insinuado “devoramento” do humano pela paisagem não se concretiza, pois Mauro Silper pinta esperança na colocação filosófica grega do homem numa contextura que sugere a tênue posição na relação com o ambiente, na possibilidade do cataclismo, em suposta lassidão, mas, em implícita vitória. A Arte nos redime (universalmente) na compensação estética do caos sublimado em beleza no qual Silper se desloca, trafega, e nos leva, em abandono inexorável”. (2023)

Brasil – Belo Horizonte

Contatos:
facebook.com/maurosilper
www.instagram.com/maurosilper
msilper@yahoo.com.br
WhatsApp: (31) 9 8852-4919
www.maurosilper.com

Mauro Silper Art Studio
Produtora do artista | Cristina Fonseca

Autor: ematosinho

Eduardo Matosinho é economista e sociólogo com bacharelado pela Universidade de São Paulo (USP). Tem 60 anos e é casado com Luiza Maria da Silva Matosinho e com ela tem um filho de nome João Alexandre da Silva Matosinho. Trabalha atualmente na Galeria Pontes (https://www.galeriapontes.com.br/), onde já está há 17 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *