Marcos de Oliveira: Guerreiro místico e Madonna III

Marcos de Oliveira nasceu em Ibiaporã, Mundo Novo, BA, em 1980. Vive e trabalha em São Paulo, SP.

Artista visual, autodidata, seu interesse maior é a arte. A construção de suas primeiras obras, gira em torno do cotidiano de sua terra natal e de histórias sobre o cangaço. No início, desenha a carvão, usando as paredes de sua casa, e guache para papéis e cartolina. Suas primeiras exposições acontecem ainda em Mundo Novo, em 2001 e 2002, quando passa a utilizar telas preparadas por ele mesmo. Nesse mesmo ano é convidado a participar do I Festival de Cultura do Interior da Bahia, realizado em Salvador, onde vende suas primeiras obras.

​Após passar algum tempo em Goiânia, GO, dedicando-se integralmente à pintura, em 2003, transfere-se para São Paulo, SP.

Sua obra vem mudando ao longo de sua trajetória artística; não o estilo, mas a poética, criando obras que apresentam uma dicotomia: homem e máquina, seres fantásticos, anjos e guerreiros celestiais.

Atualmente Marcos de Oliveira trabalha na série de pinturas intitulada “O portal”, em painéis de médios e grandes formatos. Essa série tem como ponto de partida os assuntos ligados a ufologia, filosofia e espiritualidade, seguindo as séries dos avistamentos e seres fantásticos.

Em 2018, recebeu o Prêmio Aquisição na II Bienal das Artes de Brasília/ DF, com a tela “O grande portal”, que faz parte da série mencionada.

Realiza diversas exposições pelo Brasil e até no exterior.

Marcos de Oliveira: Imagens e símbolos

“Com um percurso que se inicia no final dos anos 1990 ele vai revelando seu caminho e seu estilo, onde se pode aferir sua qualidade de poeta da imagem. Aliás, imagens e símbolos são as indicações de como ver/ler sua obra, na forma como expressa os valores sociais, culturais, religiosos de sua terra e de como sentir a beleza de sua pintura.”

Elvira Vernaschi – Curadora, historiadora e crítica de arte

Contatos:
www.facebook.com/ateliemarcosdeoliveira
www.instagram.com/marcosdeoliveira_art
WhatsApp: 11 9 4988-7312
marcosdeoliveiraarte@yahoo.com
www.marcosdeoliveira.com

Autor: ematosinho

Eduardo Matosinho é economista e sociólogo com bacharelado pela Universidade de São Paulo (USP). Tem 60 anos e é casado com Luiza Maria da Silva Matosinho e com ela tem um filho de nome João Alexandre da Silva Matosinho. Trabalha atualmente na Galeria Pontes (https://www.galeriapontes.com.br/), onde já está há 17 anos.

2 comentários em “Marcos de Oliveira: Guerreiro místico e Madonna III”

  1. Tive a oportunidade e a honra de conhecer Marcos de Oliveira na década de 90 quando este iniviava sua carreira em São Paulo, o conheci no ateliê do grande primitivista Waldomiro de Deus, fui a São Paulo para visitar Waldomiro e lá conheci esse grande artista Marcos de Oliveira que vem crescendo cada dia mais em sua caminhada artística, será com certeza um desses artistas que marcará seu nome entre os grandes da história da arte brasileira.
    Luiz Carlos da Costa Paula
    Artista Plástico, poeta, antologista e Ativista Sociocultural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *