Mulheres em parlamentos nacionais em 2022: o Brasil é o penúltimo da fila

Apesar de nosso país estar entre as maiores economias do mundo (em 2024 ocupa a 8ª posição, segundo estimativa do Fundo Monetário Internacional) está no fim da fila na participação política das mulheres no parlamento de acordo com o G20: 14,81%.

Criado em 1999 em resposta à crise financeira global, o G20 é um fórum de cooperação econômica internacional que tem como objetivo debater temas para o fortalecimento da economia internacional e desenvolvimento socioeconômico global. Desempenha um papel importante na definição e no reforço da arquitetura e da governança mundiais em todas as grandes questões econômicas internacionais.

Fazem parte dele África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia, além da União Africana e da União Europeia.

Continuando a analisar o “Brasil por dentro e por fora” apresentamos hoje a proporção percentual de assentos ocupados por mulheres em parlamentos nacionais no ano de 2022.

O gráfico acima foi publicado originalmente no jornal O Globo, seção Economia, em 10 de abril de 2024.

Autor: ematosinho

Eduardo Matosinho é economista e sociólogo com bacharelado pela Universidade de São Paulo (USP). Tem 59 anos e é casado com Luiza Maria da Silva Matosinho e com ela tem um filho de nome João Alexandre da Silva Matosinho. Trabalha atualmente na Galeria Pontes (https://www.galeriapontes.com.br/), onde já está há 17 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *