Lup Dantas: Fechando o ano de 2023…

Lupicinio Dantas nasceu em 22 de setembro de 1975.

Cresceu em meio ao universo semântico e semiótico da arte, desde cedo absorvia deste cotidiano marcado pela presença de artistas visuais, que faziam e fazem parte do cenário artístico paraibano, nordestino e brasileiro, e suas produções artísticas; e observava seu pai, o artista plástico Elpídio Dantas.

Aos 25 anos, Lupicinio Dantas partiu para os Estados Unidos, particularmente para New York, onde viveu por 23 anos.

Em New York, imergiu na amplitude profunda da cultura marcada pela diversidade e confluência e convergência de várias culturas e expressões artísticas desta que é considerada a capital cultural do mundo.

Em New York, desenvolveu sua carreira artística, que é expressa no seu trabalho marcado por uma virtude que, embora tenha sido inevitavelmente afetada por toda a abundância de conceitos e expressões artísticas circulantes – e materializada, naturalmente presente, nas ruas, esquinas, e também nos grandes e icônicos museus – Lupicinio Dantas desenvolveu um traço único, uma forma única de trabalhar cores e figuras humanas que captam o observador pela forte expressividade do olhar, muito frequentemente.

Lupicinio Dantas representou a Paraíba, o Nordeste e o Brasil de forma nobre, colocando-se afirmativamente como artista plástico paraibano e deixou nos Estados Unidos mais de mil obras, trabalhos abstratos e figurativos.

Fez muitas exposições, e destas, destaca-se a exposição que fez na sede da ONU em NY.

O uso intenso das cores e a espontaneidade de sua gestualidade marcam a atitude deste artista contemporâneo que produz Arte Contemporânea em grande estilo.

Encontrou sua esposa, a mulher com quem casou, em João Pessoa, Paraíba, e esse fato o fez retornar para a sua terra natal, prestes a celebrar 30 anos de carreira bem vividos, e com muito ainda a viver e contribuir para a produção artística de sua região, do Brasil e do mundo, uma vez que a arte é linguagem universal.

Lup comenta: “Estas obras estão no meu atelier disponíveis para venda.”

Contatos:
www.facebook.com/LupArtNYC
www.instagram.com/lupartnyc
WhatsApp: (83) 9 9933-8691
lupiartnyc@gmail.com

Autor: ematosinho

Eduardo Matosinho é economista e sociólogo com bacharelado pela Universidade de São Paulo (USP). Tem 59 anos e é casado com Luiza Maria da Silva Matosinho e com ela tem um filho de nome João Alexandre da Silva Matosinho. Trabalha atualmente na Galeria Pontes (https://www.galeriapontes.com.br/), onde já está há 17 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *