Henrique Oliveira: Meu conterrâneo expõe seu “Memento Habilis” de 05/08 a 09/09/23

Henrique Oliveira inaugura a exposição Memento Habilis na Millan, sua primeira individual na galeria desde 2016.

1973, Ourinhos, SP, Brasil
Vive e trabalha em Londres, Reino Unido

Na forma de pinturas, esculturas ou instalações, a arte híbrida de Henrique Oliveira evoca o urbano e o natural, o orgânico e o estrutural, bem como a arte e a ciência, através de composições em que o inesperado gera um universo matizado com o fantástico. Tendo se graduado na Universidade de São Paulo em 1997, o artista explora a fluidez, a combinação e a cor dos materiais, o que dá às suas instalações uma certa qualidade pictórica. Oliveira muitas vezes toma emprestado materiais da paisagem urbana, notadamente tapumes, madeira retirada de cercas que contornam e bloqueiam o acesso a canteiros de obras. Ao utilizar esses materiais, as instalações de Oliveira destacam a natureza endêmica e parasitária das construções precárias de habitação que funcionam como uma metáfora para o crescimento orgânico, revelando assim a deterioração dinâmica presente nas cidades cosmopolitas e no tecido urbano em todo o mundo.

Oliveira foi vencedor da terceira edição do Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça (Brasil), em 2009. Realizou exposições individuais em espaços importantes, incluindo Kupfer, Londres,Reino Unido (2022); Galerie Vallois, Paris, França (2022); Centro Cultural São Paulo, SP e Gifu Museum of Fine Arts, Gifu, Japão (2018); Galeria Van de Weghe, Nova York, EUA (2017); Anexo Millan, São Paulo, SP (2016); Galerie Georges-Phillipe & Nathalie Vallois, Paris, França (2015); Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, SP e Arthur Ross Gallery – Universidade da Pensilvânia, Filadélfia, EUA (2014); Palais de Tokyo, Paris, França e Boulder Museum of Contemporary Art, Boulder, EUA (2011) entre outros.

Galeria Millan
Rua Fradique Coutinho 1360 | 1430
São Paulo – SP – Brasil
CEP: 05416-001
+55 11 3031-6007
info@millan.art
Seg a sex 10h—19h
Sábado 11h—15h

Leia mais

Convite enviado pelo primo Flávio Eduardo Devienne Ferreira por WhatsApp com o seguinte comentário: “Repassei o aviso de exposição pois creio que é área de interesse. O Henrique é ourinhense, filho da Cristina Souza e do Ninho.”

Autor: ematosinho

Eduardo Matosinho é economista e sociólogo com bacharelado pela Universidade de São Paulo (USP). Tem 59 anos e é casado com Luiza Maria da Silva Matosinho e com ela tem um filho de nome João Alexandre da Silva Matosinho. Trabalha atualmente na Galeria Pontes (https://www.galeriapontes.com.br/), onde já está há 17 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *