Renato Freitas: Fragmento da obra Carnaval de Salvador e Placa de metal com tinta automotiva

Renato Freitas

Nascido em 17/12/1980, em Salvador na Bahia, autodidata.

Abandonado pelos pais, passou longos períodos em orfanatos. Na escola sempre teve forte ligação com as aulas de educação artística onde podia se expressar fazendo capas de trabalho escolar e decorações em móveis velhos, cadernos e tudo que pudesse pintar. Na adolescência continuou usando sua criatividade para fazer bijuterias, cintos de miçangas e até máscaras.

Percebendo certo interesse das pessoas por seus desenhos e pinturas, começou a vender suas obras em ruas de Salvador como Cabula, Federação e Stella Maris. Em 2018 muda-se para São Paulo atrás dos seus sonhos enfrentando cinco dias de viagem de carona em um caminhão, ajudando o carreteiro como barganha para transportar suas obras. Hoje continua se expressando em diversos projetos e suas gravuras são vendidas em plataformas virtuais.

Renato Freitas considera que a arte é uma oportunidade de interpretar e sentir o mundo de várias formas, podendo assim viajar e aliviar algumas dificuldades e conflitos.

“A arte mostra pra mim que podemos sonhar, e cada trabalho mostrar um pensamento, uma reflexão do olhar individual de cada pessoa e de cada artista. Não gosto de ficar preso ao pincel, sou livre, gosto de liberdade, técnica e materiais aplicados das mais diversas formas. Gosto de cores quentes e da sobreposição de metais e papéis sobre telas.”

Contatos:
www.instagram.com/freitasrenatochagas
WhatsApp: (71) 9 9177-5357
https://renatofreitas.pb.gallery/about-me-2

Autor: ematosinho

Eduardo Matosinho é economista e sociólogo com bacharelado pela Universidade de São Paulo (USP). Tem 59 anos e é casado com Luiza Maria da Silva Matosinho e com ela tem um filho de nome João Alexandre da Silva Matosinho. Trabalha atualmente na Galeria Pontes (https://www.galeriapontes.com.br/), onde já está há 17 anos.

Um comentário em “Renato Freitas: Fragmento da obra Carnaval de Salvador e Placa de metal com tinta automotiva”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *