Crônica de Fernando Pacheco Jordão: Porre

Um tropezón cualquiera da en la vida… Um grande porre também qualquer um toma.
Meu primeiro, ainda adolescente, foi num baile de Carnaval num clube do interior. Me enchi, que horror, de conhaque Palhinha. Tanto que não ficava de pé. Os amigos me erguiam, eu desabava como um saco vazio. Me levaram para a praça e me puseram no chafariz. Nem sei como voltamos para casa. No dia seguinte, claro, terrível ressaca. Mas à noite, voltamos para outro baile no mesmo clube, não sem antes rezarmos o terço, puxado pela carolíssima mãe de meus amigos, para nos proteger das artimanhas do demônio. Demônio que, estou certo, foi o inventor do conhaque Palhinha – vade retro, nunca mais!

Fernando Pacheco Jordão (1937 – 2017) faleceu em São Paulo aos 80 anos. Atuou no jornalismo desde 1957, quando iniciou sua carreira na antiga Rádio Nacional, em São Paulo. Posteriormente, trabalhou como repórter, redator e editor de diversos veículos, como O Estado de S. Paulo, TV Excelsior, BBC de Londres, TV Globo, TV Cultura de São Paulo, revistas IstoÉ e Veja. Como consultor e assessor político atuou nas campanhas dos governadores Mário Covas e Geraldo Alckmin. Dirigente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo na época do assassinato de Vladimir Herzog, Fernando escreveu o livro “Dossiê Herzog – Prisão, Tortura e Morte no Brasil”, que já está na sexta edição e constitui documento fundamental para a História do Brasil. Foi sócio-diretor da FPJ – Fato, Pesquisa e Jornalismo. Hoje é patrono do “Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão”, realizado pelo Instituto Vladimir Herzog desde 2009 e que já está em sua 12ª edição.

Autor: ematosinho

Eduardo Matosinho é economista e sociólogo com bacharelado pela Universidade de São Paulo (USP). Tem 59 anos e é casado com Luiza Maria da Silva Matosinho e com ela tem um filho de nome João Alexandre da Silva Matosinho. Trabalha atualmente na Galeria Pontes (https://www.galeriapontes.com.br/), onde já está há 16 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *